sicnot

Perfil

Mundo

Dalai lama insta Suu Kyi a agir em relação aos rohingyas na Birmânia

 O dalai lama instou a Nobel da Paz Aung San Suu Kyi a fazer mais para ajudar a minoria muçulmana rohingya, perseguida na Birmânia, numa altura em que se agrava a crise migratória regional.

© Scanpix Denmark / Reuters

Apesar dos milhares de rohingyas que têm fugido em barcos para o sudeste asiático para escapar à pobreza e discriminação na Birmânia, um país de maioria budista, Suu Kyi, líder da oposição, ainda não se pronunciou.

Observadores têm atribuído o silêncio de Aung San Suu Kyi à proximidade das eleições legislativas, previstas para o final do ano.

O líder espiritual budista defende que Suu Kyi deve falar, sublinhado que já lhe dirigiu este apelo pessoalmente duas vezes desde 2012, quando violência sectária no estado de Rakhine eclodiu entre rohingyas e budistas. 

"É muito triste. No caso birmanês, espero que Aung San Suu Kyi, como laureada Nobel, possa fazer alguma coisa", disse ao jornal The Australian.

"Encontrei-a duas vezes, primeiro em Londres e depois na República Checa. Mencionei este problema e ela disse-me que encontrou dificuldades, que as coisas não eram simples, mas complicadas. Mas, apesar disso, sinto que ela pode fazer alguma coisa", afirmou.
  • Obama e Dalai Lama juntos em Washington
    1:06

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o líder espiritual tibetano exilado Dalai Lama estiveram, hoje, juntos num evento religioso em Washington mas não chegaram a ter um encontro formal. Obama discursou sobre a liberdade religiosa. Saudou o monge budista que estava na plateia e chamou Dalai Lama de "bom amigo", afirmando que é um exemplo poderoso do que significa praticar a compaixão. O evento está a ser acompanhado pela China, que está contra qualquer interação entre políticos e o líder espiritual tibetano.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.