sicnot

Perfil

Mundo

Dalai lama insta Suu Kyi a agir em relação aos rohingyas na Birmânia

 O dalai lama instou a Nobel da Paz Aung San Suu Kyi a fazer mais para ajudar a minoria muçulmana rohingya, perseguida na Birmânia, numa altura em que se agrava a crise migratória regional.

© Scanpix Denmark / Reuters

Apesar dos milhares de rohingyas que têm fugido em barcos para o sudeste asiático para escapar à pobreza e discriminação na Birmânia, um país de maioria budista, Suu Kyi, líder da oposição, ainda não se pronunciou.

Observadores têm atribuído o silêncio de Aung San Suu Kyi à proximidade das eleições legislativas, previstas para o final do ano.

O líder espiritual budista defende que Suu Kyi deve falar, sublinhado que já lhe dirigiu este apelo pessoalmente duas vezes desde 2012, quando violência sectária no estado de Rakhine eclodiu entre rohingyas e budistas. 

"É muito triste. No caso birmanês, espero que Aung San Suu Kyi, como laureada Nobel, possa fazer alguma coisa", disse ao jornal The Australian.

"Encontrei-a duas vezes, primeiro em Londres e depois na República Checa. Mencionei este problema e ela disse-me que encontrou dificuldades, que as coisas não eram simples, mas complicadas. Mas, apesar disso, sinto que ela pode fazer alguma coisa", afirmou.
  • Obama e Dalai Lama juntos em Washington
    1:06

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o líder espiritual tibetano exilado Dalai Lama estiveram, hoje, juntos num evento religioso em Washington mas não chegaram a ter um encontro formal. Obama discursou sobre a liberdade religiosa. Saudou o monge budista que estava na plateia e chamou Dalai Lama de "bom amigo", afirmando que é um exemplo poderoso do que significa praticar a compaixão. O evento está a ser acompanhado pela China, que está contra qualquer interação entre políticos e o líder espiritual tibetano.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.