sicnot

Perfil

Mundo

"Deveria o Reino Unido permanecer como membro da União Europeia?"

Esta é a pergunta que o Governo britânico apresentará aos seus cidadãos no próximo referendo sobre a Europa. O executivo aceitou a versão recomendada pela Comissão Europeia, face à proposta do Partido Conservador, que preferia antes perguntar "Pensa que o Reino Unido deveria ser membro da União Europeia?".

© Stefan Wermuth / Reuters

"O Reino Unido deve continuar membro da União Europeia?", é a questão a que os britânicos deverão responder no referendo que se vai realizar em 2017, anunciou hoje o Governo britânico.

A questão aparece no projeto de lei que define os termos da consulta e que vai ser hoje apresentado na abertura da sessão parlamentar.

"O projeto de lei sobre o referendo sobre a União Europeia é um passo concreto no sentido de resolver o debate sobre a adesão do Reino Unido à União Europeia", afirmou uma fonte próxima do primeiro-ministro, David Cameron.

A consulta vai ser realizada o mais tardar em 2017, mas pode ser organizada em 2016.

"Esta é a primeira vez em 40 anos que o povo britânico vai dar a sua opinião sobre o nosso lugar na União Europeia", disse a mesma fonte.

O último referendo sobre a questão da adesão do Reino Unido ao bloco europeu foi realizado em 1975.

Ao fazer deste projeto de lei o primeiro do seu novo Governo, David Cameron mostra a sua vontade de avançar rapidamente com aquele dossiê, uma das suas primeiras promessas da campanha eleitoral para as legislativas.

A favor de manter o país numa União Europeia reformada, o primeiro-ministro britânico tenta assim renegociar certos aspetos da adesão do Reino Unido à organização.


  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.