sicnot

Perfil

Mundo

"Deveria o Reino Unido permanecer como membro da União Europeia?"

Esta é a pergunta que o Governo britânico apresentará aos seus cidadãos no próximo referendo sobre a Europa. O executivo aceitou a versão recomendada pela Comissão Europeia, face à proposta do Partido Conservador, que preferia antes perguntar "Pensa que o Reino Unido deveria ser membro da União Europeia?".

© Stefan Wermuth / Reuters

"O Reino Unido deve continuar membro da União Europeia?", é a questão a que os britânicos deverão responder no referendo que se vai realizar em 2017, anunciou hoje o Governo britânico.

A questão aparece no projeto de lei que define os termos da consulta e que vai ser hoje apresentado na abertura da sessão parlamentar.

"O projeto de lei sobre o referendo sobre a União Europeia é um passo concreto no sentido de resolver o debate sobre a adesão do Reino Unido à União Europeia", afirmou uma fonte próxima do primeiro-ministro, David Cameron.

A consulta vai ser realizada o mais tardar em 2017, mas pode ser organizada em 2016.

"Esta é a primeira vez em 40 anos que o povo britânico vai dar a sua opinião sobre o nosso lugar na União Europeia", disse a mesma fonte.

O último referendo sobre a questão da adesão do Reino Unido ao bloco europeu foi realizado em 1975.

Ao fazer deste projeto de lei o primeiro do seu novo Governo, David Cameron mostra a sua vontade de avançar rapidamente com aquele dossiê, uma das suas primeiras promessas da campanha eleitoral para as legislativas.

A favor de manter o país numa União Europeia reformada, o primeiro-ministro britânico tenta assim renegociar certos aspetos da adesão do Reino Unido à organização.


  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01