sicnot

Perfil

Mundo

"Deveria o Reino Unido permanecer como membro da União Europeia?"

Esta é a pergunta que o Governo britânico apresentará aos seus cidadãos no próximo referendo sobre a Europa. O executivo aceitou a versão recomendada pela Comissão Europeia, face à proposta do Partido Conservador, que preferia antes perguntar "Pensa que o Reino Unido deveria ser membro da União Europeia?".

© Stefan Wermuth / Reuters

"O Reino Unido deve continuar membro da União Europeia?", é a questão a que os britânicos deverão responder no referendo que se vai realizar em 2017, anunciou hoje o Governo britânico.

A questão aparece no projeto de lei que define os termos da consulta e que vai ser hoje apresentado na abertura da sessão parlamentar.

"O projeto de lei sobre o referendo sobre a União Europeia é um passo concreto no sentido de resolver o debate sobre a adesão do Reino Unido à União Europeia", afirmou uma fonte próxima do primeiro-ministro, David Cameron.

A consulta vai ser realizada o mais tardar em 2017, mas pode ser organizada em 2016.

"Esta é a primeira vez em 40 anos que o povo britânico vai dar a sua opinião sobre o nosso lugar na União Europeia", disse a mesma fonte.

O último referendo sobre a questão da adesão do Reino Unido ao bloco europeu foi realizado em 1975.

Ao fazer deste projeto de lei o primeiro do seu novo Governo, David Cameron mostra a sua vontade de avançar rapidamente com aquele dossiê, uma das suas primeiras promessas da campanha eleitoral para as legislativas.

A favor de manter o país numa União Europeia reformada, o primeiro-ministro britânico tenta assim renegociar certos aspetos da adesão do Reino Unido à organização.


  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".