sicnot

Perfil

Mundo

Guarda costeira italiana resgata 200 migrantes ao largo de Sicília

A guarda costeira italiana resgatou esta quinta-feira cerca de 200 migrantes, incluindo nove crianças, ao largo da costa da Sicília.

As autoridades dizem que a embarcação navegava em condições precárias, a cerca de 200 quilómetros da localidade portuária de Augusta. (Arquivo)

As autoridades dizem que a embarcação navegava em condições precárias, a cerca de 200 quilómetros da localidade portuária de Augusta. (Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

Os migrantes estavam a bordo de um barco de pesca. As autoridades dizem que a embarcação navegava em condições precárias, a cerca de 200 quilómetros da localidade portuária de Augusta.

Este resgate acontece numa altura em que a União Europeia tenciona pôr em prática um plano para distribuir, por outros estados-membros, 40 mil migrantes que, nas últimas semanas, têm chegado às costas de Itália e da Grécia.

Os migrantes são oriundos, sobretudo, do Norte de África, Ásia e do Médio Oriente. Este plano não agrada ao Reino Unido, que já disse que não irá participar, assim como vários países já vieram dizer que esse acolhimento deve ser voluntário.
  • PSOE apresenta moção de censura contra Mariano Rajoy

    Mundo

    O PSOE apresenta hoje uma moção de censura contra o presidente do governo, Mariano Rajoy. A notícia está a ser avançada pelos meios de comunicação social espanhóis. Em causa está a condenação judicial de vários dirigentes do Partido Popular no caso de corrupção, conhecido como "Gurtel".

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Pelo menos 50 mortos em naufrágio na RD Congo

    Mundo

    Cinquenta corpos foram resgatados depois que um barco ter naufragado num rio no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo) na quarta-feira, de acordo com um relatório oficial entregue hoje à Agência France Presse (AFP).

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC