sicnot

Perfil

Mundo

Guarda costeira italiana resgata 200 migrantes ao largo de Sicília

A guarda costeira italiana resgatou esta quinta-feira cerca de 200 migrantes, incluindo nove crianças, ao largo da costa da Sicília.

As autoridades dizem que a embarcação navegava em condições precárias, a cerca de 200 quilómetros da localidade portuária de Augusta. (Arquivo)

As autoridades dizem que a embarcação navegava em condições precárias, a cerca de 200 quilómetros da localidade portuária de Augusta. (Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

Os migrantes estavam a bordo de um barco de pesca. As autoridades dizem que a embarcação navegava em condições precárias, a cerca de 200 quilómetros da localidade portuária de Augusta.

Este resgate acontece numa altura em que a União Europeia tenciona pôr em prática um plano para distribuir, por outros estados-membros, 40 mil migrantes que, nas últimas semanas, têm chegado às costas de Itália e da Grécia.

Os migrantes são oriundos, sobretudo, do Norte de África, Ásia e do Médio Oriente. Este plano não agrada ao Reino Unido, que já disse que não irá participar, assim como vários países já vieram dizer que esse acolhimento deve ser voluntário.
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.