sicnot

Perfil

Mundo

Guarda costeira italiana resgata 200 migrantes ao largo de Sicília

A guarda costeira italiana resgatou esta quinta-feira cerca de 200 migrantes, incluindo nove crianças, ao largo da costa da Sicília.

As autoridades dizem que a embarcação navegava em condições precárias, a cerca de 200 quilómetros da localidade portuária de Augusta. (Arquivo)

As autoridades dizem que a embarcação navegava em condições precárias, a cerca de 200 quilómetros da localidade portuária de Augusta. (Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

Os migrantes estavam a bordo de um barco de pesca. As autoridades dizem que a embarcação navegava em condições precárias, a cerca de 200 quilómetros da localidade portuária de Augusta.

Este resgate acontece numa altura em que a União Europeia tenciona pôr em prática um plano para distribuir, por outros estados-membros, 40 mil migrantes que, nas últimas semanas, têm chegado às costas de Itália e da Grécia.

Os migrantes são oriundos, sobretudo, do Norte de África, Ásia e do Médio Oriente. Este plano não agrada ao Reino Unido, que já disse que não irá participar, assim como vários países já vieram dizer que esse acolhimento deve ser voluntário.
  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.