sicnot

Perfil

Mundo

Japão proíbe carne crua de porco nos seus restaurantes

O Japão decidiu proibir que os restaurantes sirvam carne crua de porco, incluindo especialidades muito apreciadas, como o sashimi de fígado de porco, devido aos riscos de hepatite E e infeções parasitárias a que estão expostos os consumidores.

© Toru Hanai / Reuters

Segundo detalham hoje os meios de comunicação locais, a proibição entrará em vigor em meados de junho e exigirá aos estabelecimentos que esterilizem a carne mediante tratamentos de calor.

O Ministério da Saúde japonês manifestou-se especialmente preocupado com o aumento do consumo de fígado de porco depois da proibição em 2012 do fígado de vaca, após uma série de intoxicações graves no Japão.

As autoridades consideram que o consumo de carne crua de porco é a causa do aumento de casos de hepatite E - 146 em 2014 depois de 55 em 2011.

Já nos restaurantes de 'yakiniku', onde os clientes é que confecionam os alimentos, numa panela instalada na sua mesa, a lei obriga os proprietários a advertir de forma visível os clientes para os riscos de uma carne mal cozinhada.

Quem não cumprir a lei está sujeito a penas de prisão até dois anos e a multas de dois milhões de ienes - cerca de 14.770 euros.


  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.