sicnot

Perfil

Mundo

Justiça francesa condena oito e absolve ex-ministro no caso L'Oréal

A justiça francesa absolveu hoje o ex-ministro Eric Woerth de tráfico de influências e abuso da fortuna da multimilionária Liliane Bettencourt quando era tesoureiro de Nicolas Sarkozy em 2007, condenando outros oito acusados a prisão e a multas.

© Christian Hartmann / Reuters

Os juízos do Tribunal Correcional de Bordéus, no sudoeste de França, consideraram não haver provas de que Woerth se tivesse aproveitado do seu cargo de ministro para condecorar com a Legião de Honra Patrice de Maistre, gestor da fortuna de Bettencourt, a mulher mais rica de França, acionista histórica do grupo L'Oréal.

Segundo a ata da acusação agora invalidada, em troca da atribuição da distinção a De Maistre, Woerth, que foi responsável pelo financiamento da campanha eleitoral de Sarkozy para as eleições presidenciais de 2007, que este venceu, conseguiu que a esposa fosse contratada para gerir os investimentos de Bettencourt.

Woerth também estava acusado de recetação, por alegadamente ter recebido envelopes com dezenas de milhares de euros em dinheiro vivo, entregues por De Maistre para financiar a campanha de Sarkozy, Presidente de França de 2007 a 2012.

Ao contrário, os juízes condenaram De Maistre a 30 meses de prisão, dos quais 12 foram perdoados, bem como a uma multa de 300 mil euros, por considerarem que abusou da debilidade da rica anciã, que tem agora 92 anos e sofre de Alzheimer, encontrando-se sob cuidados de familiares. 

A pena maior, de três anos de prisão, dos quais seis meses estão isentos de cumprimento, 350 mil euros de multa e 158 milhões de euros de indemnização por danos e prejuízos causados a Bettencourt recaiu sobre o fotógrafo François-Marie Banier, que recebeu centenas de milhões de euros em produtos financeiros e obras de arte da idosa. 

O julgamento que se realizou entre finais de janeiro e início de fevereiro, focou-se em determinar se os acusados se tinham aproveitado da multimilionária devido à sua idade avançada, acusações confirmadas para todos, exceto Woerth.

Na fase de instrução também esteve acusado Sarkozy, se bem que a acusação tenha sido arquivada por falta de provas. 

Lusa
  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Projeto Abem dá medicamentos grátis a 2.500 pessoas
    12:53
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Nove suspeitos do ataque de Manchester têm entre 18 e 38 anos
    1:02
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.

  • Roteiro de sugestões para o fim de semana
    13:00
    Se7e

    Se7e

    6ª feira no Jornal da Noite

    Todas as sextas-feiras há uma rubrica de lifestyle no Jornal da Noite. Se7e mostra o melhor do país, numa parceria SIC/Visão. Um roteiro de sugestões para o fim de semana, com os novos restaurantes e hotéis, as lojas da moda, os bares e as esplanadas.