sicnot

Perfil

Mundo

Tabaco pode matar mil milhões durante o século XXI

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que o consumo de tabaco e derivados pode causar a morte de mil milhões de pessoas durante o século XXI, dez vezes mais que os 100 milhões registados no século passado. 

© Reuters Photographer / Reuter

Citada pela Rádio da Organização das Nações Unidas (ONU), a OMS afirma que a "epidemia" do tabaco "é uma das piores ameaças globais de saúde pública, e mata 6 milhões de pessoas anualmente".

Segundo a agência da ONU, "se nada for feito, o número de mortes por ano deve chegar aos oito milhões até 2030".

O alerta foi dado a poucos dias do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado a 31 de maio, cujo foco este ano é o combate ao comércio ilegal dos produtos derivados do tabaco.

A OMS calcula que "um em cada 10 cigarros consumidos no mundo" seja ilegal, sendo estes produtos vendidos a preços "muito mais baixos, consequentemente aumentando o consumo".

"Aproximadamente 80% de um total de mil milhões de fumadores" vivem em países de baixo ou médio Produto Interno Bruto 'per capita', onde a proporção de mortes relacionadas com o tabaco é "muito maior".

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, apelou a que os países assinem o Protocolo para Eliminar o Comércio Ilegal de Produtos de Tabaco, que determina a criação de "um sistema de rastreamento dos produtos e a imposição de sanções penais contra os responsáveis pelo comércio ilegal", criminalizando a produção ilegal e o contrabando.

Apenas oito países ratificaram até hoje o documento, sendo necessárias 40 ratificações para que este entre em vigor e se torne lei internacional.








Lusa
  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".