sicnot

Perfil

Mundo

Estado Islâmico controla aeroporto da cidade de Sirte na Líbia

O grupo radical Estado Islâmico (EI) tomou o controlo do aeroporto da cidade líbia de Sirte após a retirada das forças leais ao governo de Tripoli, revelou hoje um porta-voz do governo citado pela agência France Presse (AFP).

© Anis Mili / Reuters

Mohamed al-Shami, representante da administração de Tripoli - que não é reconhecida pela comunidade internacional -, anunciou que as forças governamentais retiraram do aeroporto na quinta-feira ao final do dia, e que este "caiu nas mãos da organização Estado Islâmico".

De acordo com o porta-voz, os militares retiraram do aeroporto, que inclui a base militar de Gardabiya, para se reorganizarem "como parte de uma operação para segurar" áreas a leste e oeste de Sirte, sendo que será lançado um contra-ataque para recuperar as instalações assim que chegarem reforços.

"Depois de [as forças governamentais] abandonarem o local, militantes do EI entraram na base, que já tinha sido completamente esvaziada de equipamento, exceto um avião militar fora de uso", acrescentou o oficial.

O próprio grupo extremista, numa mensagem publicada na rede social Twitter, confirmou que tomou o controlo total do aeroporto após confrontos com as forças leais ao governo de Tripoli.

Segundo a AFP, esta foi a primeira vez que o ramo do EI na Líbia, que controla a cidade de Derna e pequenas áreas de território ao longo costa nordeste do país, registou um ganho militar semelhante.

Sirte, estratégica pelos poços de petróleo a sul da cidade, tem testemunhado vários meses de conflito esporádico entre aquele grupo, que a controla parcialmente, e a aliança de milícias Fajr Libya (Alvorada Líbia), encarregada por Tripoli de reconquistar a localidade.

O governo de Tripoli alega que o EI se aliou na zona de Sirte a apoiantes do antigo regime de Muammar Kadhafi, natural da cidade.

O ex-líder do país mediterrânico foi derrubado e morto em 2011 depois de oito meses de guerra civil, após a qual a Líbia mergulhou no caos, com numerosos grupos rebeldes veteranos da guerra, fortemente armados, a resistir continuamente às tentativas de construção de um poder central no país e a lutar ocasionalmente entre si.

A Fajr Libya tomou controlo da capital em 2014 e montou um governo e parlamento oposto à administração reconhecida pela comunidade internacional, que se refugiou na cidade de Tikrit, no leste do país junto à fronteira com o Egito.

Lusa
  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC