sicnot

Perfil

Mundo

França quer proibir tabaco em parques infantis

O governo francês vai publicar em finais de junho um decreto-lei que irá proibir o consumo de tabaco em parques infantis públicos, anunciou hoje a ministra da Saúde francesa, Marisol Touraine.

© Marcelo del Pozo / Reuters

Esta medida faz parte do plano nacional de luta contra o tabagismo anunciado em 2014 pelas autoridades francesas.

Segundo a ministra, o facto de ser proibido fumar nestes espaços públicos será "uma forma de respeitar as crianças".

A par desta medida, o plano de luta contra o tabagismo em França também prevê a comercialização de maços de cigarros designados como neutros, que não têm a identificação da marca, a ausência de publicidade a tabaco nos pontos de venda ou a proibição de fumar dentro de veículos, incluindo os privados, quando existam crianças a bordo.

Ainda no âmbito desta estratégia, o executivo francês vai lançar na próxima segunda-feira uma campanha de sensibilização que terá como mote "Aproveita o verão para deixar de fumar".

Lusa
  • Encontradas 120 botijas de gás para "um ou vários atentados"
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.