sicnot

Perfil

Mundo

Guarda Costeira italiana resgata 741 pessoas no Mediterrâneo

A Guarda Costeira italiana informou que hoje foram resgatados 741 migrantes no Mediterrâneo, que tinham saído da Líbia, na esperança de chegar à Europa.

© Alessandro Bianchi / Reuters

A operação de resgate foi coordenada pela Guarda Costeira, disse um porta-voz à AFP, e realizada com contributos de navios da Alemanha, Irlanda e Reino Unido.

As pessoas estavam a procurar atravessar o Mediterrâneo a bordo de seis embarcações, cinco das quais insufláveis, antes de serem resgatadas em segurança no Estreito da Sicília. 

Este ano já morreram pelo menos 1.770 pessoas na perigosa jornada de travessia marítima, pelas contas da Organização Internacional das Migrações, um número que excede o do mesmo período de 2014 em 30 vezes. 

Nos últimos 18 meses já morreram mais de cinco mil pessoas. 

O aumento acentuado do número de pessoas que procura alcançar a Europa tem sido atribuído à deterioração da situação na Líbia, o ponto principal para o início das travessias, bem como à melhorai das situações meteorológicas.  

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim