sicnot

Perfil

Mundo

Guarda Costeira italiana resgata 741 pessoas no Mediterrâneo

A Guarda Costeira italiana informou que hoje foram resgatados 741 migrantes no Mediterrâneo, que tinham saído da Líbia, na esperança de chegar à Europa.

© Alessandro Bianchi / Reuters

A operação de resgate foi coordenada pela Guarda Costeira, disse um porta-voz à AFP, e realizada com contributos de navios da Alemanha, Irlanda e Reino Unido.

As pessoas estavam a procurar atravessar o Mediterrâneo a bordo de seis embarcações, cinco das quais insufláveis, antes de serem resgatadas em segurança no Estreito da Sicília. 

Este ano já morreram pelo menos 1.770 pessoas na perigosa jornada de travessia marítima, pelas contas da Organização Internacional das Migrações, um número que excede o do mesmo período de 2014 em 30 vezes. 

Nos últimos 18 meses já morreram mais de cinco mil pessoas. 

O aumento acentuado do número de pessoas que procura alcançar a Europa tem sido atribuído à deterioração da situação na Líbia, o ponto principal para o início das travessias, bem como à melhorai das situações meteorológicas.  

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02