sicnot

Perfil

Mundo

Guarda Costeira italiana resgata 741 pessoas no Mediterrâneo

A Guarda Costeira italiana informou que hoje foram resgatados 741 migrantes no Mediterrâneo, que tinham saído da Líbia, na esperança de chegar à Europa.

© Alessandro Bianchi / Reuters

A operação de resgate foi coordenada pela Guarda Costeira, disse um porta-voz à AFP, e realizada com contributos de navios da Alemanha, Irlanda e Reino Unido.

As pessoas estavam a procurar atravessar o Mediterrâneo a bordo de seis embarcações, cinco das quais insufláveis, antes de serem resgatadas em segurança no Estreito da Sicília. 

Este ano já morreram pelo menos 1.770 pessoas na perigosa jornada de travessia marítima, pelas contas da Organização Internacional das Migrações, um número que excede o do mesmo período de 2014 em 30 vezes. 

Nos últimos 18 meses já morreram mais de cinco mil pessoas. 

O aumento acentuado do número de pessoas que procura alcançar a Europa tem sido atribuído à deterioração da situação na Líbia, o ponto principal para o início das travessias, bem como à melhorai das situações meteorológicas.  

  • "Este é o elefante na sala sobre a saúde!"
    1:43

    País

    Catarina Martins acusa o Governo de estar alinhado com a direita na promoção de negócios privados na área da saúde. O Bloco de Esquerda quer uma nova lei de bases aprovada até ao final da legislatura e arrancou ontem com um ciclo nacional de sessões públicas para defender o Serviço Nacional de Saúde.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05