sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama declara Texas em situação de desastre

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou hoje uma declaração de situação de desastre no Texas devido Às fortes chuvas e inundações dos últimos dias que já provocaram a morte a pelo menos 28 pessoas naquele estado.

© Reuters Photographer / Reuters

Em comunicado, a Casa Branca informou que a declaração do Presidente implica o envio de ajuda federal para complementar a que está a ser proporcionada pelo estado, os municípios e as reservas de nativos americanos.

Desde o início de maio, mas especialmente na última semana, várias tempestades, tornados e ventos fortes assolaram a zona sul dos Estados Unidos o que provocou grandes inundações que deixaram totalmente alagadas por vários dias cidades como Houston, a quarta maior do país.

A declaração de Obama responde à petição expressa do governador do Texas, o republicano Greg Abbott, e coloca fundos federais à disposição das pessoas afetadas nos condados de Harris, Hays e Van Zandt.

O mau tempo nos Estados Unidos deixou ainda seis mortos em Oklahoma e 14 no norte do México, obrigando ainda muitas pessoas a abandonarem as suas casas.

Com Lusa
  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27