sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama declara Texas em situação de desastre

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou hoje uma declaração de situação de desastre no Texas devido Às fortes chuvas e inundações dos últimos dias que já provocaram a morte a pelo menos 28 pessoas naquele estado.

© Reuters Photographer / Reuters

Em comunicado, a Casa Branca informou que a declaração do Presidente implica o envio de ajuda federal para complementar a que está a ser proporcionada pelo estado, os municípios e as reservas de nativos americanos.

Desde o início de maio, mas especialmente na última semana, várias tempestades, tornados e ventos fortes assolaram a zona sul dos Estados Unidos o que provocou grandes inundações que deixaram totalmente alagadas por vários dias cidades como Houston, a quarta maior do país.

A declaração de Obama responde à petição expressa do governador do Texas, o republicano Greg Abbott, e coloca fundos federais à disposição das pessoas afetadas nos condados de Harris, Hays e Van Zandt.

O mau tempo nos Estados Unidos deixou ainda seis mortos em Oklahoma e 14 no norte do México, obrigando ainda muitas pessoas a abandonarem as suas casas.

Com Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.