sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama declara Texas em situação de desastre

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou hoje uma declaração de situação de desastre no Texas devido Às fortes chuvas e inundações dos últimos dias que já provocaram a morte a pelo menos 28 pessoas naquele estado.

© Reuters Photographer / Reuters

Em comunicado, a Casa Branca informou que a declaração do Presidente implica o envio de ajuda federal para complementar a que está a ser proporcionada pelo estado, os municípios e as reservas de nativos americanos.

Desde o início de maio, mas especialmente na última semana, várias tempestades, tornados e ventos fortes assolaram a zona sul dos Estados Unidos o que provocou grandes inundações que deixaram totalmente alagadas por vários dias cidades como Houston, a quarta maior do país.

A declaração de Obama responde à petição expressa do governador do Texas, o republicano Greg Abbott, e coloca fundos federais à disposição das pessoas afetadas nos condados de Harris, Hays e Van Zandt.

O mau tempo nos Estados Unidos deixou ainda seis mortos em Oklahoma e 14 no norte do México, obrigando ainda muitas pessoas a abandonarem as suas casas.

Com Lusa
  • Eduardo Cabrita nomeado ministro da Administração Interna

    País

    O primeiro-ministro propôs esta quarta-feira ao Presidente da República a nomeação de Eduardo Cabrita para o cargo de ministro da Administração Interna e de Pedro Siza Vieira para ministro Adjunto do primeiro-ministro. A tomada de posse realiza-se no sábado às 09:00.

  • Um pedido de desculpas aos portugueses e um ultimato ao Governo
    3:21
  • Vouzela tenta regressar à normalidade, 8 pessoas morreram no concelho
    2:28

    País

    No concelho de Vouzela, a população começa a voltar à normalidade. Aos poucos a luz e a água estão a voltar e as pessoas começam a ganhar forças para reconstruir aquilo que lhes foi tirado pelos fogos. No entanto, as feridas demoram a sarar e não será fácil esquecer que 80 a 90 por cento deste concelho foi destruído pelos incêndios e oito pessoas morreram.

  • Material de guerra de Tancos encontrado, faltam munições
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • Madrid admite suspender autonomia da Catalunha
    1:51
  • Alemanha já tem uma versão de Donald Trump... em cera
    1:08