sicnot

Perfil

Mundo

Descoberta "nova espécie" humana na Etiópia

Fósseis descobertos na Etiópia desvendaram a existência de um novo hominídeo. A descoberta foi anunciada na revisra "Nature".

Arquivo reuters

Duas mandíbulas e um maxilar com 3,3 e 3,5 milhões de anos foram descobertos na região de Afar, na Etiópia, e provam que a nova espécie viveu na mesma região e na mesma época de Lucy, "Australopithecus afarensis".

De acordo com os investigadores, do Museu de História Natural de Cleveland, Estados Unidos, a descoberta "mostra que havia pelo menos duas espécies de hominídeos contemporâneos na região etíope de Afar a viver entre há 3,3 e 3,5 milhões de anos e é uma confirmação adicional da diversidade taxomónica dos primeiros hominídeos no Leste de África durante a época do Plioceno Médio".

A descoberta da nova espécie, designada pelos investigadores de  "Australopithecus deyiremeda", "eleva o debate em torno da diversidade de hominídeos", dizem os investigadores.
  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus