sicnot

Perfil

Mundo

Descoberta "nova espécie" humana na Etiópia

Fósseis descobertos na Etiópia desvendaram a existência de um novo hominídeo. A descoberta foi anunciada na revisra "Nature".

Arquivo reuters

Duas mandíbulas e um maxilar com 3,3 e 3,5 milhões de anos foram descobertos na região de Afar, na Etiópia, e provam que a nova espécie viveu na mesma região e na mesma época de Lucy, "Australopithecus afarensis".

De acordo com os investigadores, do Museu de História Natural de Cleveland, Estados Unidos, a descoberta "mostra que havia pelo menos duas espécies de hominídeos contemporâneos na região etíope de Afar a viver entre há 3,3 e 3,5 milhões de anos e é uma confirmação adicional da diversidade taxomónica dos primeiros hominídeos no Leste de África durante a época do Plioceno Médio".

A descoberta da nova espécie, designada pelos investigadores de  "Australopithecus deyiremeda", "eleva o debate em torno da diversidade de hominídeos", dizem os investigadores.
  • Queda de avioneta em Espanha causa 4 mortos

    Mundo

    Uma avioneta com destino a Cascais, em que seguia uma família de quatro pessoas - dois adultos e dois menores - caiu em Sotillo de las Palomas, em Toledo, Espanha.

    Em desenvolvimento

  • Um discurso histórico com os pedidos de sempre
    2:30

    País

    Jerónimo de Sousa voltou este domingo a pedir a renegociação da dívida e a saída de Portugal do euro. Num discurso historicamente curto, apenas 15 minutos, no encerramento do Congresso do PCP, o reeleito secretário-geral comunista anunciou que o aumento dos salários e a reversão das alterações à legislação laboral são duas prioridades para os próximos tempos.

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.