sicnot

Perfil

Mundo

Organizações humanitárias preparam apelo de 454 M€ para o Iraque

Organizações humanitárias preparam-se para lançar um apelo com vista à angariação de 500 milhões de dólares (454 milhões de euros) para a crise humana criada pelo grupo Estado Islâmico no Iraque, informou hoje a UNICEF. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© STRINGER Iraq / Reuters

O anúncio surge na véspera do encontro em Paris da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos que combate o movimento extremista no Iraque e na Síria. 

 
 

"A situação humanitária no Iraque está perto do desastre! Precisamos urgentemente de recursos adicionais de modo a continuar a facultar assistência", informou Philippe Heffinck, representante da UNICEF no Iraque em comunicado. 

 
 

Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), oito milhões de iraquianos carecem de ajuda humanitária urgente, em particular cerca de três milhões que foram forçados a abandonar as suas casas desde o início da ofensiva dos 'jihadistas' em junho de 2014. 

 
 

O acesso tem sido, contudo, dificultado pelos combates no terreno e a falta de fundos está mesmo a colocar a ajuda humanitária em causa, segundo a UNICEF. 

 
 

Face a essa situação, todas as organizações atualmente ativas no Iraque vão lançar, na quinta-feira, em Bruxelas, "um apelo para a angariação de quase 500 milhões de dólares para cobrir as operações de assistência nos próximo seis meses", indicou a agência da ONU. 

 
 

  

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.