Descoberto no Brasil fóssil de pássaro com 115 milhões de anos

Um fóssil de um pássaro com 115 milhões de anos, em bom estado de conservação, foi descoberto no Brasil, divulgou hoje a revista Nature Communications.

© Mike Blake / Reuters

A ave, do tamanho de um colibri, tem olhos grandes, duas longas penas na cauda, que fazem lembrar dardos, e um bico com dentes. Pertence ao grupo de pássaros chamado de "Enantiornithes", do Período Mesozoico (de 251 milhões a 65,5 milhões de anos).

Segundo um dos coautores do estudo, Ismar Carvalho, investigador do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, trata-se do pássaro mais antigo do supercontinente do Gondwana, que reagrupava as atuais América Latina, África, Antártida, Austrália, Península Arábica e subcontinente indiano, até à sua divisão em vários continentes no Período Jurássico (há 160 milhões de anos).

Fósseis de pássaros do grupo "Enantiornithes" foram anteriormente descobertos no Norte da China.

O novo fóssil, encontrado há quatro anos em Nova Olinda, no nordeste do Brasil, é igualmente o primeiro que se mantém conservado a três dimensões.

De acordo com os investigadores, as penas da cauda teriam um papel no acasalamento, no reconhecimento da espécie ou na comunicação visual.

• Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
  • Peso dos salários na economia diminuiu

Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

• Inaugurado Ikea de Loulé

Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

• Descoberta nova espécie de tiranossauro

Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.