Descoberto no Brasil fóssil de pássaro com 115 milhões de anos

Um fóssil de um pássaro com 115 milhões de anos, em bom estado de conservação, foi descoberto no Brasil, divulgou hoje a revista Nature Communications.

© Mike Blake / Reuters

A ave, do tamanho de um colibri, tem olhos grandes, duas longas penas na cauda, que fazem lembrar dardos, e um bico com dentes. Pertence ao grupo de pássaros chamado de "Enantiornithes", do Período Mesozoico (de 251 milhões a 65,5 milhões de anos).

Segundo um dos coautores do estudo, Ismar Carvalho, investigador do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, trata-se do pássaro mais antigo do supercontinente do Gondwana, que reagrupava as atuais América Latina, África, Antártida, Austrália, Península Arábica e subcontinente indiano, até à sua divisão em vários continentes no Período Jurássico (há 160 milhões de anos).

Fósseis de pássaros do grupo "Enantiornithes" foram anteriormente descobertos no Norte da China.

O novo fóssil, encontrado há quatro anos em Nova Olinda, no nordeste do Brasil, é igualmente o primeiro que se mantém conservado a três dimensões.

De acordo com os investigadores, as penas da cauda teriam um papel no acasalamento, no reconhecimento da espécie ou na comunicação visual.

• Alunos trocam aulas pelas ruas contra armas nos EUA

Milhares de estudantes norte-americanos abandonaram as salas de aula para protestar nas ruas contra a lei sobre porte de arma. Em Nova Iorque, em Washington e em muitas outras cidades, os estudantes mobilizaram-se por uma mudança na legislação.

• Rainha Isabel II faz hoje 92 anos

A rainha Isabel II de Inglaterra assinala hoje o seu 92º aniversário com um concerto em Londres que terá a presença de várias estrelas da música como Sting, Tom Jones, Craig Davis e Kylie Minogue que vão atuar no Royal Albert Hall.