Descoberto no Brasil fóssil de pássaro com 115 milhões de anos

Um fóssil de um pássaro com 115 milhões de anos, em bom estado de conservação, foi descoberto no Brasil, divulgou hoje a revista Nature Communications.

© Mike Blake / Reuters

A ave, do tamanho de um colibri, tem olhos grandes, duas longas penas na cauda, que fazem lembrar dardos, e um bico com dentes. Pertence ao grupo de pássaros chamado de "Enantiornithes", do Período Mesozoico (de 251 milhões a 65,5 milhões de anos).

Segundo um dos coautores do estudo, Ismar Carvalho, investigador do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, trata-se do pássaro mais antigo do supercontinente do Gondwana, que reagrupava as atuais América Latina, África, Antártida, Austrália, Península Arábica e subcontinente indiano, até à sua divisão em vários continentes no Período Jurássico (há 160 milhões de anos).

Fósseis de pássaros do grupo "Enantiornithes" foram anteriormente descobertos no Norte da China.

O novo fóssil, encontrado há quatro anos em Nova Olinda, no nordeste do Brasil, é igualmente o primeiro que se mantém conservado a três dimensões.

De acordo com os investigadores, as penas da cauda teriam um papel no acasalamento, no reconhecimento da espécie ou na comunicação visual.

• Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas

A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

• Trump arrasa restaurante que expulsou a sua assessora de imprensa

O Presidente norte-americano, Donald Trump, arrasou um restaurante da Virgínia que recusou servir a sua assessora de imprensa, Sarah Huckabee Sanders, escrevendo na sua conta de Twitter que o restaurante se devia concentrar na limpeza dos seus toldos e portas "imundos".