sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos cinco voos de ou para os EUA receberam hoje ameaças de bomba

Pelo menos cinco voos com origem ou chegada aos Estados Unidos receberam hoje ameaças de bomba, indicaram fontes oficiais norte-americanas, citadas pela estação de televisão NBC. 

© Louis Nastro / Reuters

As mesmas fontes esclareceram, no entanto, que as ameaças não foram consideradas como credíveis pelas autoridades.

Os voos visados pertenciam às companhias norte-americanas US Airways, Delta e United, à transportadora aérea de baixo custo mexicana Volaris e à coreana Korean Air. 

Após ter sido informada destas ameaças, a entidade que controla o espaço aéreo norte-americano, a Federal Aviation Administration (FAA), suspendeu todos os voos da companhia United durante mais de meia hora. A entidade atribuiu a interrupção temporal a "questões de automatização".

Nas últimas duas semanas, mais de uma dezena de voos, a maioria procedente de outros países e com destino aos Estados Unidos, receberam falsas ameaças, segundo o canal norte-americano NBC.

Na passada segunda-feira, o diretor interino da Administração de Segurança de Transportes (Transport Security Administration, TSA), Melvin Carraway, foi afastado do cargo, na sequência de uma investigação interna que revelou diversas falhas de segurança em vários aeroportos norte-americanos.

Investigadores federais simularam ser passageiros comuns e, em 67 das 70 viagens realizadas, conseguiram passar com explosivos falsos e armas proibidas pelos postos de controlo vigiados por agentes da TSA.

Lusa
  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".