sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos cinco voos de ou para os EUA receberam hoje ameaças de bomba

Pelo menos cinco voos com origem ou chegada aos Estados Unidos receberam hoje ameaças de bomba, indicaram fontes oficiais norte-americanas, citadas pela estação de televisão NBC. 

© Louis Nastro / Reuters

As mesmas fontes esclareceram, no entanto, que as ameaças não foram consideradas como credíveis pelas autoridades.

Os voos visados pertenciam às companhias norte-americanas US Airways, Delta e United, à transportadora aérea de baixo custo mexicana Volaris e à coreana Korean Air. 

Após ter sido informada destas ameaças, a entidade que controla o espaço aéreo norte-americano, a Federal Aviation Administration (FAA), suspendeu todos os voos da companhia United durante mais de meia hora. A entidade atribuiu a interrupção temporal a "questões de automatização".

Nas últimas duas semanas, mais de uma dezena de voos, a maioria procedente de outros países e com destino aos Estados Unidos, receberam falsas ameaças, segundo o canal norte-americano NBC.

Na passada segunda-feira, o diretor interino da Administração de Segurança de Transportes (Transport Security Administration, TSA), Melvin Carraway, foi afastado do cargo, na sequência de uma investigação interna que revelou diversas falhas de segurança em vários aeroportos norte-americanos.

Investigadores federais simularam ser passageiros comuns e, em 67 das 70 viagens realizadas, conseguiram passar com explosivos falsos e armas proibidas pelos postos de controlo vigiados por agentes da TSA.

Lusa
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.