sicnot

Perfil

Mundo

Dois jovens homossexuais marroquinos detidos por se beijarem em público

Dois jovens marroquinos foram hoje detidos quando se beijavam perto do mausoléu Hassan II, em Rabat, no mesmo lugar onde terça-feira duas ativistas do movimento feminista Femen foram fotografadas seminuas a beijarem-se, relatou a revista Goud.ma.

John Locher

Segundo a revista, que cita fontes policiais, os dois jovens foram detidos e apresentados à Procuradoria-Geral e vão ser acusados de "atentar contra a moral pública".

O comportamento dos jovens ocorre um dia depois de duas ativistas da Femen França, ambas de nacionalidade francesa, terem aparecido seminuas a beijarem-se no mesmo monumento, o mais emblemático de Rabat, como reação contra a homofobia.

No mesmo dia à noite, um membro do grupo britânico Placebo protestou num concerto realizado no âmbito do festival Mawazine contra a criminalização da homossexualidade quando mostrou o dorso com uma cruz que tinha o número 489.

O número refere-se ao artigo 489 do Código Penal de Marrocos, que pune com até três anos de prisão quem tiver "relações sexuais contranatura com pessoas do mesmo sexo".

Lusa
  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.