sicnot

Perfil

Mundo

NASA testa novo paraquedas supersónico

A agência espacial norte-americana (NASA) planeia experimentar hoje o maior paraquedas alguma vez usado, durante o lançamento de um disco voador que testará novas tecnologias para aterrar em Marte.

reuters

O teste de voo da cápsula espacial, conhecida como "Low-Density Supersonic Decelerator, vai ser transmitido em direto no "site" da NASA, com início hoje às 01:30 locais (17:30 TMG).

Como a atmosfera em Marte é muito fina, qualquer paraquedas que suporte peso e movimentos rápidos em descida tem de ser mais forte.

A agência espacial descobriu como fazer isto há décadas, começando com a missão 'Viking', que colocou duas sondas em marte em 1976.

Mas com a intenção de enviar humanos a Marte em 2030, a agência está agora a testar uma nova geração, mais avançada, de tecnologia de paraquedas, conhecida como o paraquedas "Ringsail Supersónico".

"Queremos ver se consegue acionar e desacelerar o veículo de teste com sucesso enquanto está em voo supersónico", anunciou o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em comunicado.

O veículo de teste pesa 3,088 quilogramas ou cerca de duas vezes o peso do tipo de robótica usada pela NASA e capaz de aterrar em segurança em Marte.

O paraquedas descrito pela NASA como JPL (na sigla em inglês) tem 30 metros de diâmetro.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.