sicnot

Perfil

Mundo

Obama promulga reforma de lei que reduz poderes da NSA

© Kevin Lamarque / Reuters

Em comunicado, a Casa Branca informou que Obama assinou o diploma, promulgando a reforma, batizada de "Lei da Liberdade dos Estados Unidos, a qual tem como objetivo limitar à NSA a recolha de metadados telefónicos (hora, duração, número), a mais contestadas das medidas de vigilância impostas no âmbito da Lei Patriota, aprovada após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Pouco depois da aprovação pelo Senado, o Presidente norte-americano expressou a sua satisfação, por considerar que a reforma vai proteger tanto as liberdades individuais, como a segurança nacional.

Os Estados Unidos vão continuar com as suas práticas de vigilância. Contudo, deixará de ser a Administração norte-americana a compilar diretamente a informação dos cidadãos -- a qual passa a ficar na posse das operadoras telefónicas. 

Caso seja preciso aceder a esses dados, por motivos de segurança nacional, estes podem ser especificamente facultados.


Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57