sicnot

Perfil

Mundo

Obama promulga reforma de lei que reduz poderes da NSA

© Kevin Lamarque / Reuters

Em comunicado, a Casa Branca informou que Obama assinou o diploma, promulgando a reforma, batizada de "Lei da Liberdade dos Estados Unidos, a qual tem como objetivo limitar à NSA a recolha de metadados telefónicos (hora, duração, número), a mais contestadas das medidas de vigilância impostas no âmbito da Lei Patriota, aprovada após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Pouco depois da aprovação pelo Senado, o Presidente norte-americano expressou a sua satisfação, por considerar que a reforma vai proteger tanto as liberdades individuais, como a segurança nacional.

Os Estados Unidos vão continuar com as suas práticas de vigilância. Contudo, deixará de ser a Administração norte-americana a compilar diretamente a informação dos cidadãos -- a qual passa a ficar na posse das operadoras telefónicas. 

Caso seja preciso aceder a esses dados, por motivos de segurança nacional, estes podem ser especificamente facultados.


Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira