sicnot

Perfil

Mundo

Presidência do Burundi anuncia que eleições vão ser adiadas

A Presidência do Burundi anunciou hoje que decidiu adiar as eleições de sexta-feira, sem precisar para quando, cedendo às pressões da comunidade internacional para retomar o diálogo e resolver a crise política do país.

© Radu Sigheti / Reuters

"É certo. Não haverá eleições na sexta-feira", disse o conselheiro responsável pela comunicação da Presidência do Burundi, Willy Nyamitwe.

Segundo a mesma fonte, a Comissão Eleitoral vai anunciar oficialmente o novo calendário eleitoral, que terá em conta as recomendações dos chefes de Estado da África Oriental e os prazos previstos na Constituição.

As eleições legislativas e municipais deveriam ser realizadas sexta-feira e as presidenciais a 26 de junho.

Há um mês que existem protestos quase diários na capital do país contra uma terceira candidatura à Presidência do atual chefe de Estado, Pierre Nkurunziza, no poder desde 2005.

No domingo pasado, durante uma reunião na Tanzânia vários chefes de Estado da região aconselharam a um adiamento das eleições. Todos, com exceção da Presidência do Burundi, consideraram ser impossível realizar os escrutínios nas datas previstas. 

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07