sicnot

Perfil

Mundo

Presidência do Burundi anuncia que eleições vão ser adiadas

A Presidência do Burundi anunciou hoje que decidiu adiar as eleições de sexta-feira, sem precisar para quando, cedendo às pressões da comunidade internacional para retomar o diálogo e resolver a crise política do país.

© Radu Sigheti / Reuters

"É certo. Não haverá eleições na sexta-feira", disse o conselheiro responsável pela comunicação da Presidência do Burundi, Willy Nyamitwe.

Segundo a mesma fonte, a Comissão Eleitoral vai anunciar oficialmente o novo calendário eleitoral, que terá em conta as recomendações dos chefes de Estado da África Oriental e os prazos previstos na Constituição.

As eleições legislativas e municipais deveriam ser realizadas sexta-feira e as presidenciais a 26 de junho.

Há um mês que existem protestos quase diários na capital do país contra uma terceira candidatura à Presidência do atual chefe de Estado, Pierre Nkurunziza, no poder desde 2005.

No domingo pasado, durante uma reunião na Tanzânia vários chefes de Estado da região aconselharam a um adiamento das eleições. Todos, com exceção da Presidência do Burundi, consideraram ser impossível realizar os escrutínios nas datas previstas. 

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..