sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto novo dinossauro com cornos que viveu há 70 milhões de anos

Paleontólogos anunciaram esta quinta-feira a descoberta de uma nova espécie de dinossauro com cornos, que viveu há 70 milhões de anos.

(Arquivo)

(Arquivo)

Tim Ireland

O dinossauro, com o nome científico de "Regaliceratops peterhewsi", assemelha-se, em muitos aspetos, ao Tricerátopo (um tipo de dinossauro com um corno nasal pequeno e dois outros maiores sobre os olhos).

A nova espécie, contudo, tem um corno nasal mais alto, ao passo que os cornos mais pequenos, sobre os olhos, são "quase ridiculamente pequenos", assinala o estudo, citado hoje pela revista Current Biology, acrescentando que o "Regaliceratops peterhewsi" apresenta no pescoço uma espécie de gola em forma de coroa.

O crânio do dinossauro foi localizado há dez anos por um homem, Peter Hews, que encontrou alguns ossos que sobressaíam numa falésia perto do rio Oldman, no sudeste de Alberta, no Canadá.

Porém, só agora, os paleontólogos Caleb Brown e Donald Henderson, do Museu Real Tyrrell, em Alberta, divulgaram a descoberta como pertencendo a um novo dinossauro.

"O espécime vem da região geográfica de Alberta, onde já se tinham descoberto dinossauros cornudos. Por isso, sabíamos do princípio que era importante", assinalou Caleb Brown. 

O novo exemplar é considerado o primeiro da convergência evolutiva entre os dinossauros com cornos, dos géneros do Chasmossauro (que tem um pequeno corno sobre a cabeça, outros maiores sobre os olhos e uma grande "coroa") e do Centrossauro (que apresenta um corno grande sobre o nariz, dois mais pequenos sobre os olhos e uma pequena "coroa").

Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.