sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto novo dinossauro com cornos que viveu há 70 milhões de anos

Paleontólogos anunciaram esta quinta-feira a descoberta de uma nova espécie de dinossauro com cornos, que viveu há 70 milhões de anos.

(Arquivo)

(Arquivo)

Tim Ireland

O dinossauro, com o nome científico de "Regaliceratops peterhewsi", assemelha-se, em muitos aspetos, ao Tricerátopo (um tipo de dinossauro com um corno nasal pequeno e dois outros maiores sobre os olhos).

A nova espécie, contudo, tem um corno nasal mais alto, ao passo que os cornos mais pequenos, sobre os olhos, são "quase ridiculamente pequenos", assinala o estudo, citado hoje pela revista Current Biology, acrescentando que o "Regaliceratops peterhewsi" apresenta no pescoço uma espécie de gola em forma de coroa.

O crânio do dinossauro foi localizado há dez anos por um homem, Peter Hews, que encontrou alguns ossos que sobressaíam numa falésia perto do rio Oldman, no sudeste de Alberta, no Canadá.

Porém, só agora, os paleontólogos Caleb Brown e Donald Henderson, do Museu Real Tyrrell, em Alberta, divulgaram a descoberta como pertencendo a um novo dinossauro.

"O espécime vem da região geográfica de Alberta, onde já se tinham descoberto dinossauros cornudos. Por isso, sabíamos do princípio que era importante", assinalou Caleb Brown. 

O novo exemplar é considerado o primeiro da convergência evolutiva entre os dinossauros com cornos, dos géneros do Chasmossauro (que tem um pequeno corno sobre a cabeça, outros maiores sobre os olhos e uma grande "coroa") e do Centrossauro (que apresenta um corno grande sobre o nariz, dois mais pequenos sobre os olhos e uma pequena "coroa").

Lusa
  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas celebrações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.