sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto novo dinossauro com cornos que viveu há 70 milhões de anos

Paleontólogos anunciaram esta quinta-feira a descoberta de uma nova espécie de dinossauro com cornos, que viveu há 70 milhões de anos.

(Arquivo)

(Arquivo)

Tim Ireland

O dinossauro, com o nome científico de "Regaliceratops peterhewsi", assemelha-se, em muitos aspetos, ao Tricerátopo (um tipo de dinossauro com um corno nasal pequeno e dois outros maiores sobre os olhos).

A nova espécie, contudo, tem um corno nasal mais alto, ao passo que os cornos mais pequenos, sobre os olhos, são "quase ridiculamente pequenos", assinala o estudo, citado hoje pela revista Current Biology, acrescentando que o "Regaliceratops peterhewsi" apresenta no pescoço uma espécie de gola em forma de coroa.

O crânio do dinossauro foi localizado há dez anos por um homem, Peter Hews, que encontrou alguns ossos que sobressaíam numa falésia perto do rio Oldman, no sudeste de Alberta, no Canadá.

Porém, só agora, os paleontólogos Caleb Brown e Donald Henderson, do Museu Real Tyrrell, em Alberta, divulgaram a descoberta como pertencendo a um novo dinossauro.

"O espécime vem da região geográfica de Alberta, onde já se tinham descoberto dinossauros cornudos. Por isso, sabíamos do princípio que era importante", assinalou Caleb Brown. 

O novo exemplar é considerado o primeiro da convergência evolutiva entre os dinossauros com cornos, dos géneros do Chasmossauro (que tem um pequeno corno sobre a cabeça, outros maiores sobre os olhos e uma grande "coroa") e do Centrossauro (que apresenta um corno grande sobre o nariz, dois mais pequenos sobre os olhos e uma pequena "coroa").

Lusa
  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.