sicnot

Perfil

Mundo

Descoberto novo dinossauro com cornos que viveu há 70 milhões de anos

Paleontólogos anunciaram esta quinta-feira a descoberta de uma nova espécie de dinossauro com cornos, que viveu há 70 milhões de anos.

(Arquivo)

(Arquivo)

Tim Ireland

O dinossauro, com o nome científico de "Regaliceratops peterhewsi", assemelha-se, em muitos aspetos, ao Tricerátopo (um tipo de dinossauro com um corno nasal pequeno e dois outros maiores sobre os olhos).

A nova espécie, contudo, tem um corno nasal mais alto, ao passo que os cornos mais pequenos, sobre os olhos, são "quase ridiculamente pequenos", assinala o estudo, citado hoje pela revista Current Biology, acrescentando que o "Regaliceratops peterhewsi" apresenta no pescoço uma espécie de gola em forma de coroa.

O crânio do dinossauro foi localizado há dez anos por um homem, Peter Hews, que encontrou alguns ossos que sobressaíam numa falésia perto do rio Oldman, no sudeste de Alberta, no Canadá.

Porém, só agora, os paleontólogos Caleb Brown e Donald Henderson, do Museu Real Tyrrell, em Alberta, divulgaram a descoberta como pertencendo a um novo dinossauro.

"O espécime vem da região geográfica de Alberta, onde já se tinham descoberto dinossauros cornudos. Por isso, sabíamos do princípio que era importante", assinalou Caleb Brown. 

O novo exemplar é considerado o primeiro da convergência evolutiva entre os dinossauros com cornos, dos géneros do Chasmossauro (que tem um pequeno corno sobre a cabeça, outros maiores sobre os olhos e uma grande "coroa") e do Centrossauro (que apresenta um corno grande sobre o nariz, dois mais pequenos sobre os olhos e uma pequena "coroa").

Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.