sicnot

Perfil

Mundo

Piratas informáticos acederam a informação de quatro milhões de funcionários dos EUA

O Governo dos Estados Unidos admitiu esta quinta-feira que piratas informáticos podem ter tido acesso a informação pessoal de quatro milhões de funcionários públicos, no maior ataque informático contra o Estado federal.

O ataque informático poderá ser o maior roubo de informação estatal jamais feito contra os Estados Unidos. (Arquivo)

O ataque informático poderá ser o maior roubo de informação estatal jamais feito contra os Estados Unidos. (Arquivo)

Cliff Owen / AP

Segundo o jornal The Washington Post, a China poderá estar por trás do ataque.

O ataque informático ocorreu em dezembro passado, mas só foi detetado em abril, referiu hoje em comunicado o Gabinete de Gestão de Pessoal (OPM) do Governo norte-americano, que tem estado a trabalhar com o FBI (polícia federal norte-americana), na investigação do ataque. 

"Por causa do incidente, a OPM vai enviar avisos a aproximadamente quatro milhões de indivíduos, cuja informação poderá ter sido comprometida", explicou.

Funcionários norte-americanos disseram ao The Washington Post que suspeitam que os ataques foram realizados por piratas informáticos chineses.

O ataque informático poderá ser o maior roubo de informação estatal jamais feito contra os Estados Unidos.
Lusa
  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.