sicnot

Perfil

Mundo

Uma em cada oito espécies de aves em perigo na Europa

Uma em cada oito espécies de aves estão em risco de extinção na Europa, com destaque para o painho-de-monteiro, o britango e a águia-imperial, encontrados em Portugal, revela uma lista hoje divulgada.

Águia Real ou Águia Dourada, uma das espécies que existem em Portugal e que estão ameaçadas.

Águia Real ou Águia Dourada, uma das espécies que existem em Portugal e que estão ameaçadas.

© Vasily Fedosenko / Reuters

Lista Vermelha das Aves, divulgada pela  Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), mostra que, das 533 espécies de aves europeias, 70 estão sob ameaça e 11 receberam inclusivamente o estatuto de "criticamente ameaçadas".

Em  Portugal, o estudo identificou 22 espécies em vias de extinção, destacando a pardela-balear ("criticamente em perigo"), a freira-da-madeira, o britango e o priolo ("em perigo"). 

Ainda assim, segundo a SPEA, por toda a Europa existem muitos casos de espécies que viram o seu estado de conservação melhorado. A abetarda e o francelho, por exemplo, receberam o estatuto de "não ameaçadas" na União Europeia.

"A recuperação destas espécies é um resultado direto dos esforços de conservação realizados, da aplicação das diretivas Aves e Habitats e da implementação do programa LIFE da Comissão Europeia", explicou Luís Costa, diretor da SPEA.

O estudo centra-se, contudo, nas "dezenas de espécies com estatuto desfavorável, mostrando que os esforços de conservação não foram suficientes e têm de ser continuados", sobretudo em casos como o da pardela-balear, do sisão, da águia-imperial e do britango. 

Luís Costa confessa que "é chocante o caso das espécies que eram comuns mas que têm vindo a regredir fortemente há vários anos, continuando a ser ignoradas pelos decisores políticos".

As espécies cinegéticas - a rola-brava, o zarro, a piadeira, o arrabio, o tordo-zornal e o tordo-ruivo - encontram-se ameaçadas na União Europeia e "é urgente a suspensão da caça em Portugal", concluiu o presidente da SPEA.

A Lista Vermelha das Aves é um instrumento financiado pela Comissão Europeia publicado esta semana pela Birdlife Internacional e a União Internacional para a Conservação da Natureza, que vai ser a "base de conservação das aves na Europa para os próximos anos".



Lusa
  • Papa aprova canonização dos pastorinhos

    País

    O Papa Francisco promulgou esta manhã o decreto que reconhece o milagre atribuído aos beatos Francisco e Jacinta, conhecidos como os pastorinhos de Fátima, o que permite a canonização, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.