sicnot

Perfil

Mundo

Casa Branca pede ao Congresso novas leis sobre segurança cibernética

A Casa Branca pediu hoje ao Congresso para adotar novas leis sobre segurança cibernética, dando como exemplo o recente ataque informático durante o qual foram roubados dados relativos a milhões de funcionários públicos.

© Dado Ruvic / Reuters

"O facto é que precisamos que o Congresso dos Estados Unidos deixe a 'idade da pedra', entre no século XXI e tenha as defesas necessárias para proteger os sistemas informáticos modernos", afirmou o porta-voz do Presidente norte-americano, Josh Earnest.

A vice-presidente do Comité de Inteligência do Senado, a democrata Dianne Feinstein, também afirmou hoje que o "Congresso deve agir" para garantir que as informações sobre as vulnerabilidades informáticas sejam rapidamente transmitidas para melhorar a cooperação entre Governo e empresas privadas.

"Esta ameaça não pode ser levada com ânimo leve", sublinhou.

"Milhões de dólares, os dados privados de todos os cidadãos dos EUA, infraestruturas, tais como as nossas redes de energia, centrais nucleares e água potável, estão em perigo", disse.

O Governo dos Estados Unidos confirmou, na quinta-feira, que piratas informáticos podem ter tido acesso a informação pessoal de quatro milhões de funcionários públicos norte-americanos, no maior ataque informático contra o Estado federal.








Lusa
  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58