sicnot

Perfil

Mundo

Casa Branca pede ao Congresso novas leis sobre segurança cibernética

A Casa Branca pediu hoje ao Congresso para adotar novas leis sobre segurança cibernética, dando como exemplo o recente ataque informático durante o qual foram roubados dados relativos a milhões de funcionários públicos.

© Dado Ruvic / Reuters

"O facto é que precisamos que o Congresso dos Estados Unidos deixe a 'idade da pedra', entre no século XXI e tenha as defesas necessárias para proteger os sistemas informáticos modernos", afirmou o porta-voz do Presidente norte-americano, Josh Earnest.

A vice-presidente do Comité de Inteligência do Senado, a democrata Dianne Feinstein, também afirmou hoje que o "Congresso deve agir" para garantir que as informações sobre as vulnerabilidades informáticas sejam rapidamente transmitidas para melhorar a cooperação entre Governo e empresas privadas.

"Esta ameaça não pode ser levada com ânimo leve", sublinhou.

"Milhões de dólares, os dados privados de todos os cidadãos dos EUA, infraestruturas, tais como as nossas redes de energia, centrais nucleares e água potável, estão em perigo", disse.

O Governo dos Estados Unidos confirmou, na quinta-feira, que piratas informáticos podem ter tido acesso a informação pessoal de quatro milhões de funcionários públicos norte-americanos, no maior ataque informático contra o Estado federal.








Lusa
  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.