sicnot

Perfil

Mundo

Casa Branca pede ao Congresso novas leis sobre segurança cibernética

A Casa Branca pediu hoje ao Congresso para adotar novas leis sobre segurança cibernética, dando como exemplo o recente ataque informático durante o qual foram roubados dados relativos a milhões de funcionários públicos.

© Dado Ruvic / Reuters

"O facto é que precisamos que o Congresso dos Estados Unidos deixe a 'idade da pedra', entre no século XXI e tenha as defesas necessárias para proteger os sistemas informáticos modernos", afirmou o porta-voz do Presidente norte-americano, Josh Earnest.

A vice-presidente do Comité de Inteligência do Senado, a democrata Dianne Feinstein, também afirmou hoje que o "Congresso deve agir" para garantir que as informações sobre as vulnerabilidades informáticas sejam rapidamente transmitidas para melhorar a cooperação entre Governo e empresas privadas.

"Esta ameaça não pode ser levada com ânimo leve", sublinhou.

"Milhões de dólares, os dados privados de todos os cidadãos dos EUA, infraestruturas, tais como as nossas redes de energia, centrais nucleares e água potável, estão em perigo", disse.

O Governo dos Estados Unidos confirmou, na quinta-feira, que piratas informáticos podem ter tido acesso a informação pessoal de quatro milhões de funcionários públicos norte-americanos, no maior ataque informático contra o Estado federal.








Lusa
  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29