sicnot

Perfil

Mundo

FMI aprova ajuda financeira ao Iraque de 830 milhões de dólares

O Fundo Monetário Internacional (FMI) deu hoje o seu acordo preliminar a uma ajuda de 830 milhões de dólares ao Iraque, para aliviar o impacto económico no país do conflito com o grupo extremista Estado Islâmico.

© Asmaa Waguih / Reuters

"O Fundo está disposto a apoiar o Iraque nos seus esforços para lidar com o impacto económico do conflito com o Estado Islâmico e o declínio dos preços mundiais do petróleo", afirmou uma equipa do FMI, após uma missão ao Iraque.

Segundo o FMI, o conflito armado continua a colocar os recursos do país em risco e criou uma tragédia humanitária e as infraestruturas e instalações do setor privados foram destruídas.

Para ajudar o país, as equipas do FMI deram luz verde a um plano de ajuda de 833 milhões de dólares que devem ser aprovados em julho pelos Estados-membros da instituição.

O Iraque já beneficiou em 2010 de uma linha de crédito de 3,5 mil milhões de dólares, que terminou no início de 2013.

O país também sofreu com a queda dos preços do petróleo, que provocaram uma diminuição das receitas com as exportações.

Bagdad é um dos maiores exportadores de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).







Lusa
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52