sicnot

Perfil

Mundo

FMI aprova ajuda financeira ao Iraque de 830 milhões de dólares

O Fundo Monetário Internacional (FMI) deu hoje o seu acordo preliminar a uma ajuda de 830 milhões de dólares ao Iraque, para aliviar o impacto económico no país do conflito com o grupo extremista Estado Islâmico.

© Asmaa Waguih / Reuters

"O Fundo está disposto a apoiar o Iraque nos seus esforços para lidar com o impacto económico do conflito com o Estado Islâmico e o declínio dos preços mundiais do petróleo", afirmou uma equipa do FMI, após uma missão ao Iraque.

Segundo o FMI, o conflito armado continua a colocar os recursos do país em risco e criou uma tragédia humanitária e as infraestruturas e instalações do setor privados foram destruídas.

Para ajudar o país, as equipas do FMI deram luz verde a um plano de ajuda de 833 milhões de dólares que devem ser aprovados em julho pelos Estados-membros da instituição.

O Iraque já beneficiou em 2010 de uma linha de crédito de 3,5 mil milhões de dólares, que terminou no início de 2013.

O país também sofreu com a queda dos preços do petróleo, que provocaram uma diminuição das receitas com as exportações.

Bagdad é um dos maiores exportadores de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).







Lusa
  • Buscas e apreensões na esquadra da PSP na Brandoa

    País

    O Ministério Público de Sintra esteve a fazer buscas e apreensões, esta manhã, na esquadra da PSP da Brandoa, no concelho da Amadora. De acordo com a Procuradoria-Gera Distrital de Lisboa, em causa estão crimes de corrupção passiva e ativa e abuso de poder.

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.