sicnot

Perfil

Mundo

FMI aprova ajuda financeira ao Iraque de 830 milhões de dólares

O Fundo Monetário Internacional (FMI) deu hoje o seu acordo preliminar a uma ajuda de 830 milhões de dólares ao Iraque, para aliviar o impacto económico no país do conflito com o grupo extremista Estado Islâmico.

© Asmaa Waguih / Reuters

"O Fundo está disposto a apoiar o Iraque nos seus esforços para lidar com o impacto económico do conflito com o Estado Islâmico e o declínio dos preços mundiais do petróleo", afirmou uma equipa do FMI, após uma missão ao Iraque.

Segundo o FMI, o conflito armado continua a colocar os recursos do país em risco e criou uma tragédia humanitária e as infraestruturas e instalações do setor privados foram destruídas.

Para ajudar o país, as equipas do FMI deram luz verde a um plano de ajuda de 833 milhões de dólares que devem ser aprovados em julho pelos Estados-membros da instituição.

O Iraque já beneficiou em 2010 de uma linha de crédito de 3,5 mil milhões de dólares, que terminou no início de 2013.

O país também sofreu com a queda dos preços do petróleo, que provocaram uma diminuição das receitas com as exportações.

Bagdad é um dos maiores exportadores de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).







Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..