sicnot

Perfil

Mundo

Lançamento de teste de "disco voador" da NASA adiado devido a mau tempo

A agência espacial norte-americana (NASA) adiou esta sexta-feira o lançamento de teste de um 'disco voador' devido ao mau tempo.

Segundo fontes da NASA citadas pela agência France Presse (AFP), as razões para o cancelamento do teste do veículo foram as "condições de vento instáveis perto da superfície que iriam impedir o lançamento", estando neste momento a ser avaliada a possibilidade de um próximo lançamento no sábado. (Arquivo)

Segundo fontes da NASA citadas pela agência France Presse (AFP), as razões para o cancelamento do teste do veículo foram as "condições de vento instáveis perto da superfície que iriam impedir o lançamento", estando neste momento a ser avaliada a possibilidade de um próximo lançamento no sábado. (Arquivo)

© Scott Audette / Reuters

Segundo fontes da NASA citadas pela agência France Presse (AFP), as razões para o cancelamento do teste do veículo foram as "condições de vento instáveis perto da superfície que iriam impedir o lançamento", estando neste momento a ser avaliada a possibilidade de um próximo lançamento no sábado.

Se as condições meteorológicas melhorarem, o voo de teste do veículo denominado Desacelerador Supersónico de Baixa Densidade será transmitido ao vivo no site da NASA, a partir das 13:30 horas locais (18:30 horas em Lisboa) de sábado. O veículo, equipado com um para-quedas supersónico, poderá um dia ajudar a aterrar naves espaciais em Marte.

Caso a tentativa de sábado seja também adiada, a agência espacial tem até 12 de junho para tentar novamente. Se devido ao mau tempo nenhuma data em junho for possível, apenas voltarão a poder tentar em julho.
Lusa
  • NASA testa novo paraquedas supersónico

    Mundo

    A agência espacial norte-americana (NASA) planeia experimentar hoje o maior paraquedas alguma vez usado, durante o lançamento de um disco voador que testará novas tecnologias para aterrar em Marte.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.