sicnot

Perfil

Mundo

Incêndio consome parte da praça da cidade histórica espanhola de Brunete

Um violento incêndio em Espanha consumiu parte da principal praça da cidade histórica de Brunete, às portas de Madrid.

Segundo as autoridades, as chamas terão começado na sala do Parlamento e subiram ao telhado, propagando-se a pelo menos outros dois edifícios vizinhos.

Segundo as autoridades, as chamas terão começado na sala do Parlamento e subiram ao telhado, propagando-se a pelo menos outros dois edifícios vizinhos.

Emergencias Madrid/HANDOUT

As chamas terão começado precisamente no edifício municipal da principal praça da cidade - a Plaza Mayor, um símbolo da arquitetura e da História espanhola.

Segundo as autoridades, as chamas terão começado na sala do Parlamento e subiram ao telhado, propagando-se a pelo menos outros dois edifícios vizinhos.

O Governo central já veio dizer que são tristes notícias que chegam de Brunete, uma cidade a menos de 40 quilómetros e que tem importância histórica para o país.

Datada do século XVI, Brunete teve de ser praticamente reconstruída depois da guerra civil espanhola. Uma cidade onde se travaram violentos combates entre as forças do Governo republicano e o exército do General Franco, com a ajuda da Alemanha Nazi e da Itália fascista.
  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.