sicnot

Perfil

Mundo

Partido do Presidente turco perde maioria absoluta no Parlamento

O partido islamita AKP não só perdeu a maioria absoluta no Parlamento, como perdeu nove pontos e 71 deputados, segundo a estação de televisão NTV, quando estão contabilizados todos os votos expressos nas eleições legislativas deste domingo. 

O partido AKP, do presidente Recep Tayyip Erdogan (na imagem) obteve 40,8% dos votos, enquanto os sociais-democratas CHP ficaram com 25,1%, os nacionalistas MHP com 16,4% e o partido pró-curdo HDP com 12,9%.

O partido AKP, do presidente Recep Tayyip Erdogan (na imagem) obteve 40,8% dos votos, enquanto os sociais-democratas CHP ficaram com 25,1%, os nacionalistas MHP com 16,4% e o partido pró-curdo HDP com 12,9%.

Lefteris Pitarakis / AP

De acordo com os dados apresentados pela NTV, citada pela agência EFE, o partido AKP, do presidente Recep Tayyip Erdogan obteve 40,8% dos votos, enquanto os sociais-democratas CHP ficaram com 25,1%, os nacionalistas MHP com 16,4% e o partido pró-curdo HDP com 12,9%. 

Com estes dados, significa que no parlamento de Ancara o AKP fica com 255 assentos parlamentares (elegeu 326 em 2011), o CHP com 133 (135 em 2011), o MHP com 82 (53 em 2011) e o HDP com 80 (36 deputados independentes em 2011).

Isto quer dizer que o partido de Recep Tayyip Erdogan, apesar de ter ganhado as eleições, não vai conseguir governar sozinho.

A participação nestas eleições, consideradas como determinantes para o futuro democrático deste país euro-asiático, foi de 86% entre os 54 milhões de turcos com direito a voto.
Com Lusa
  •  Eleições legislativas hoje na Turquia

    Mundo

    As assembleias de voto abriram hoje na Turquia para as eleições legislativas, as mais incertas desde 2002, com a possibilidade de o partido islamita AKP perder a maioria absoluta garantida em anteriores escrutínios.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.