sicnot

Perfil

Mundo

Avião com asas autorreparáveis disponível entre cinco a dez anos

Um avião com asas autorreparáveis poderá estar disponível entre cinco a dez anos, segundo investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, noticia hoje a BBC.  

© Reuters Photographer / Reuter

A equipa de investigação da universidade inspirou-se para este projeto na forma como o corpo humano cicatriza após um corte, estanca o sangue e criando uma crosta.

Para tal, desenvolveram minúsculas microesferas de um "agente de cura" à base de carbono líquido, que são espalhadas na asa do avião por esta. 

Em caso de necessidade, as esferas libertam o líquido que se espalha e solidifica.

A solidificação ocorre devido ao contacto com uma substância catalisadora, presente no material destas asas inovadoras e em que a temperatura constitui um fator adicional. 

"Estamos a falar de pequenas fissuras, e não de rasgos de um metro", disse o professor de Química, Duncan Wass, referindo que as microfissuras podem levar a falhas catastróficas, acrescentando que esta tecnologia poderá ainda ser aplicada a outros produtos feitos com materiais de compósitos de carbono, como quadros de bicicletas e turbinas eólicas.

"Os materiais compósitos são cada vez mais utilizados pelas companhias aéreas modernas, aviões militares e turbinas eólicas, por serem bastante rígidos e fortes, mas muito leves", disse, classificando esta inovação como "perfeita" para a indústria aeroespacial.

O problema coloca-se quando estes equipamentos se danificam, por serem difíceis de proteger e de reparar, disse.

"A nossa tecnologia permitirá ainda estender o calendário de manutenção ou talvez até usar menos material sem comprometer a segurança (...) As asas curadas" dos aviões tornar-se-iam tão resistentes como as originais, frisou o investigador, que está a trabalhar com engenheiros aeroespaciais neste projeto.

Duncan Wass explicou ainda que ao longo dos testes os materiais foram literalmente danificados para permitir que se autorregenerassem, para serem novamente quebrados, tendo sido possível obter, nalguns casos, a total recuperação dos materiais testados.

Lusa
  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".