sicnot

Perfil

Mundo

Grupo de Bilderberg reúne-se entre quinta e domingo na Áustria

O grupo Bilderberg de personalidades políticas, do patronato e da ciência vai realizar o seu encontro anual, à porta fechada, entre quinta-feira e domingo, numa aldeia austríaca, anunciaram hoje os organizadores.  

Foi em português e com o poema “Recomeça”, de Miguel Torga, que Durão Barroso se despediu dos correspondentes em Bruxelas, numa última conferência de imprensa como presidente da Comissão Europeia. Barroso não quis dar respostas concretas mas também não fechou a porta a um cargo nas Nações Unidas ou a um regresso à vida política em Portugal.

Foi em português e com o poema “Recomeça”, de Miguel Torga, que Durão Barroso se despediu dos correspondentes em Bruxelas, numa última conferência de imprensa como presidente da Comissão Europeia. Barroso não quis dar respostas concretas mas também não fechou a porta a um cargo nas Nações Unidas ou a um regresso à vida política em Portugal.

© Francois Lenoir / Reuters

O encontro deste ano fica marcado pela ausência de Francisco Pedro Balsemão, que pertencia ao comité de diretores do clube. Durão Barroso é o sucessor.

O grupo, cujo objetivo declarado é a "promoção do diálogo entre a Europa e a América do Norte", confirmou a presença de 140 participantes de 22 países na 63.ª conferência, que vai decorrer em Telfs-Buchen, perto de Innsbruck (oeste). 

Entre os convidados políticos contam-se, entre outros, o primeiro-ministro belga, Charles Michel, o ministro das Finanças holandês e presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, o presidente austríaco, Heinz Fischer, e o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg. 

Vão estar também presentes a conselheira económica do presidente francês François Hollande, Laurence Boone, o presidente da Michelin Jean-Dominique Sénard, o presidente da câmara de Bordéus (sudoeste) e futuro candidato às primárias da direita Alain Juppé, ou o professor universitário especialista do mundo árabe Gilles Kepel. 

A presidência do grupo Bilderberg é ocupada pelo patrão da seguradora Axa, o francês Henri de Castries. 

O grupo nasceu em 1954 no hotel Bilderberg, na Holanda. A sua existência suscita várias teorias da conspiração, durante muito tempo alimentadas pela ausência total de comunicação sobre as reuniões. 

Estas decorrem sem ordem do dia e sem qualquer declaração pública. 

Outros críticos acusam o grupo de defender uma globalização ultraliberal. 

Para o encontro deste ano, a segurança, as tecnologias de informação e os grandes dossiers geopolíticos da atualidade deverão dominar os debates. 


Com Lusa
  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC