sicnot

Perfil

Mundo

ONU critica Israel por impacto das operações militares nas crianças

O secretário-geral da ONU criticou hoje Israel pelas consequências nas crianças palestinianas das suas operações militares, mas deixou este país fora da "lista negra" de Estados e grupos que violam os direitos dos menores nos conflitos.

© Suhaib Salem / Reuters

Ban Ki-moon distribuiu hoje aos membros do Conselho de Segurança a informação atual sobre a situação das crianças afetadas por guerras em todo o mundo e mostrou-se muito crítico com a atuação das forças armadas israelitas.

"Estou profundamente alarmado com o nível das violações graves sofridas pelas crianças em resultado das operações militares israelitas em 2014", assinalou o diplomata coreano no texto, em que considerou a situação "sem precedentes e inaceitável".

Contudo, Israel não aparece na chamada "lista negra" de países e grupos que violam os direitos das crianças nos conflitos, apesar de, segundo várias fontes, assim o ter recomendado inicialmente a enviada especial da ONU para esta questão, Leila Zerrougui, que também defendia a referência ao movimento palestiniano Hamas.

Nesta lista constam organizações como Al-Qaida e o denominado Estado Islâmico junto a forças armadas de países como a Síria, Iémen, Afeganistão e Sudão do Sul.

O embaixador israelita junto da ONU, Ron Prosor, congratulou-se com a decisão através de um comunicado, no qual considerou que Ban atuou corretamente ao não incluir Israel.

"No entanto, a ONU ainda tem muito para avançar. Em vez de publicar milhares de informações e listas contra Israel, deveria condenar de maneira inequívoca as organizações terroristas que operam na faixa de Gaza", assinalou Ron Prosor.







Lusa
  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 28 cristãos no Egito
    1:03
  • PSD quer criar taxa sobre a Uber e Cabify
    1:21

    Economia

    O PSD quer criar uma taxa sobre a Uber e Cabify para regulamentar as plataformas de transporte. A proposta deu entrada esta sexta-feira, no Parlamento, e procura ser uma alternativa ao projeto lei do Governo para o setor.

  • Médico português a caminho de Mossul
    3:01

    País

    Um médico português vai partir para o Iraque, no final do mês, para integrar uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras. Gustavo Carona vai para Mossul, uma cidade bastião dos jihadistas, que tem sido palco de uma violenta guerra entre o Daesh e as forças iraquianas.

  • Filho de Eduardo dos Santos gasta 500 mil euros em relógio

    Mundo

    Desta vez não é Isabel dos Santos que dá que falar, mas sim um outro filho do Presidente de Angola. Danilo dos Santos arrematou um relógio por 500 mil euros, num leilão em Cannes. O momento foi partilhado através de um vídeo no Instagram, no qual aparece o ator Will Smith a comentar que o jovem "parece demasiado novo para ter 500 mil euros".

  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC