sicnot

Perfil

Mundo

Turcos saúdam fim da maioria do partido de Erdogan

Turcos saúdam fim da maioria do partido de Erdogan

Os resultados das legislativas na Turquia tiveram um efeito imediato na bolsa de Istambul e na moeda turca. O partido islamita AKP do Presidente turco venceu as eleições legislativas, mas não conseguiu a maioria. Os resultados dão apenas 41% dos votos ao partido de Recep Tayyip Erdogan. O mercado bolsista caiu mais de 6% e a libra turca atingiu um mínimo histórico face ao euro e ao dólar. O banco central turco foi obrigado a descer as taxas de juro para os depósitos em moeda estrangeira para travar a descida da libra turca. Para muitos turcos, a perda da maioria do partido de Erdogan é o fim de uma era.

  • Partido de Erdogan vence legislativas com 41% dos votos
    2:28

    Mundo

    O partido islamita AKP do Presidente turco venceu as eleições legislativas, mas não conseguiu a maioria. Os resultados dão apenas 41% dos votos ao partido de Recep Tayyip Erdogan. A grande surpresa da noite foi o partido pró-curdo que consegue 80 deputados no parlamento.

  • Partido pró-curdo consegue 13% dos votos nas legislativas turcas
    1:49

    Mundo

    Uma crise política está instalada na Turquia. O partido do Presidente turco Erdogan é o grande derrotado da noite. Venceu as eleições legislativas deste domingo mas não conseguiu maioria. Dos resultados, destaque para o partido pró-curdo que obteve 13% dos votos e tem agora assento no Parlamento da Turquia. O relato é do correspondente da SIC, José Pedro Tavares.

  • Dono de submarino é o único suspeito da morte de jornalista sueca
    1:51

    Mundo

    A polícia dinamarquesa confirmou que o corpo decapitado encontrado junto ao mar, perto de Copenhaga, é o da jornalista sueca desaparecida há mais de 10 dias. Kim Wall estava a fazer uma reportagem sobre um submarino artesanal com o criador, que é agora o principal suspeito do crime. Parte do corpo foi encontrada na segunda-feira e identificada através de exames de ADN.