sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres proibidas de frequentar locais de entretenimento à noite em Banda Aceh

As mulheres sem companhia masculina familiar estão proibidas de frequentar estabelecimentos recreativos e desportivos a partir das 23:00, segundo a nova regulamentação do poder local em Banda Aceh, na Indonésia. 

© Beawiharta Beawiharta / Reuters

A medida impede ainda as mulheres de trabalharem nesses locais a partir da mesma hora, informa hoje o diário The Jakarta Post.

A autarca da capital da província de Aceh, na Indonésia, Illiza Saaduddin Djamal, esclarece que esta medida, aprovada a 4 de junho, pretende reduzir a violência sexual no município.  

A província de Aceh, situada a norte da Ilha de Sumatra, rege-se por um estatuto autónomo há mais de uma década e é uma região onde a legislação civil coexiste com a lei islâmica (Sharia). 

Este território, que constituiu o antigo sultanato de Aceh, foi-se radicalizando nos últimos anos com medidas como a criação de uma polícia que impõe a moral pública ou a proibição de cantar ou dançar às mulheres, apesar de o apedrejamento ter sido excluído do Código Penal.

A Indonésia tem cerca de 250 milhões de habitantes, entre os quais cerca de 90% são muçulmanos. 



Lusa
  • Problemas com o SIRESP têm-se sucedido ao longo dos anos
    3:37
  • Chamas no concelho de Torre de Moncorvo ameaçaram aldeia
    1:30

    País

    Dois incêndios no concelho de Torre de Moncorvo deram luta aos bombeiros na tarde de ontem e também durante toda a noite. As chamas estiveram muito próximas da aldeia de Cabanas de Cima, mas os bombeiros conseguiram desviar o fogo.