sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres proibidas de frequentar locais de entretenimento à noite em Banda Aceh

As mulheres sem companhia masculina familiar estão proibidas de frequentar estabelecimentos recreativos e desportivos a partir das 23:00, segundo a nova regulamentação do poder local em Banda Aceh, na Indonésia. 

© Beawiharta Beawiharta / Reuters

A medida impede ainda as mulheres de trabalharem nesses locais a partir da mesma hora, informa hoje o diário The Jakarta Post.

A autarca da capital da província de Aceh, na Indonésia, Illiza Saaduddin Djamal, esclarece que esta medida, aprovada a 4 de junho, pretende reduzir a violência sexual no município.  

A província de Aceh, situada a norte da Ilha de Sumatra, rege-se por um estatuto autónomo há mais de uma década e é uma região onde a legislação civil coexiste com a lei islâmica (Sharia). 

Este território, que constituiu o antigo sultanato de Aceh, foi-se radicalizando nos últimos anos com medidas como a criação de uma polícia que impõe a moral pública ou a proibição de cantar ou dançar às mulheres, apesar de o apedrejamento ter sido excluído do Código Penal.

A Indonésia tem cerca de 250 milhões de habitantes, entre os quais cerca de 90% são muçulmanos. 



Lusa
  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.