sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres proibidas de frequentar locais de entretenimento à noite em Banda Aceh

As mulheres sem companhia masculina familiar estão proibidas de frequentar estabelecimentos recreativos e desportivos a partir das 23:00, segundo a nova regulamentação do poder local em Banda Aceh, na Indonésia. 

© Beawiharta Beawiharta / Reuters

A medida impede ainda as mulheres de trabalharem nesses locais a partir da mesma hora, informa hoje o diário The Jakarta Post.

A autarca da capital da província de Aceh, na Indonésia, Illiza Saaduddin Djamal, esclarece que esta medida, aprovada a 4 de junho, pretende reduzir a violência sexual no município.  

A província de Aceh, situada a norte da Ilha de Sumatra, rege-se por um estatuto autónomo há mais de uma década e é uma região onde a legislação civil coexiste com a lei islâmica (Sharia). 

Este território, que constituiu o antigo sultanato de Aceh, foi-se radicalizando nos últimos anos com medidas como a criação de uma polícia que impõe a moral pública ou a proibição de cantar ou dançar às mulheres, apesar de o apedrejamento ter sido excluído do Código Penal.

A Indonésia tem cerca de 250 milhões de habitantes, entre os quais cerca de 90% são muçulmanos. 



Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.