sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres proibidas de frequentar locais de entretenimento à noite em Banda Aceh

As mulheres sem companhia masculina familiar estão proibidas de frequentar estabelecimentos recreativos e desportivos a partir das 23:00, segundo a nova regulamentação do poder local em Banda Aceh, na Indonésia. 

© Beawiharta Beawiharta / Reuters

A medida impede ainda as mulheres de trabalharem nesses locais a partir da mesma hora, informa hoje o diário The Jakarta Post.

A autarca da capital da província de Aceh, na Indonésia, Illiza Saaduddin Djamal, esclarece que esta medida, aprovada a 4 de junho, pretende reduzir a violência sexual no município.  

A província de Aceh, situada a norte da Ilha de Sumatra, rege-se por um estatuto autónomo há mais de uma década e é uma região onde a legislação civil coexiste com a lei islâmica (Sharia). 

Este território, que constituiu o antigo sultanato de Aceh, foi-se radicalizando nos últimos anos com medidas como a criação de uma polícia que impõe a moral pública ou a proibição de cantar ou dançar às mulheres, apesar de o apedrejamento ter sido excluído do Código Penal.

A Indonésia tem cerca de 250 milhões de habitantes, entre os quais cerca de 90% são muçulmanos. 



Lusa
  • Buscas e apreensões na esquadra da PSP na Brandoa

    País

    O Ministério Público de Sintra esteve a fazer buscas e apreensões, esta manhã, na esquadra da PSP da Brandoa, no concelho da Amadora. De acordo com a Procuradoria-Gera Distrital de Lisboa, em causa estão crimes de corrupção passiva e ativa e abuso de poder.

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.