sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres proibidas de frequentar locais de entretenimento à noite em Banda Aceh

As mulheres sem companhia masculina familiar estão proibidas de frequentar estabelecimentos recreativos e desportivos a partir das 23:00, segundo a nova regulamentação do poder local em Banda Aceh, na Indonésia. 

© Beawiharta Beawiharta / Reuters

A medida impede ainda as mulheres de trabalharem nesses locais a partir da mesma hora, informa hoje o diário The Jakarta Post.

A autarca da capital da província de Aceh, na Indonésia, Illiza Saaduddin Djamal, esclarece que esta medida, aprovada a 4 de junho, pretende reduzir a violência sexual no município.  

A província de Aceh, situada a norte da Ilha de Sumatra, rege-se por um estatuto autónomo há mais de uma década e é uma região onde a legislação civil coexiste com a lei islâmica (Sharia). 

Este território, que constituiu o antigo sultanato de Aceh, foi-se radicalizando nos últimos anos com medidas como a criação de uma polícia que impõe a moral pública ou a proibição de cantar ou dançar às mulheres, apesar de o apedrejamento ter sido excluído do Código Penal.

A Indonésia tem cerca de 250 milhões de habitantes, entre os quais cerca de 90% são muçulmanos. 



Lusa
  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54