sicnot

Perfil

Mundo

EUA planeiam enviar mais tropas para o Iraque

Os EUA planeiam estabelecer uma nova base militar na província iraquiana de Al Anbar e enviar mais tropas para dar formação e apoio às forças iraquianas na luta contra os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico, informou a imprensa norte-americana.

© Jonathan Ernst / Reuters

O New York Times e Wall Street Journal publicaram a informação, citando fontes não identificadas de altos funcionários da Administração norte-americana, apesar de apresentarem diferentes números de soldados a enviar para o Iraque. 

Enquanto o New York Times refere que são 400 os novos militares que Obama pretende enviar para o Iraque, o Wall Street Journal fala em 500.

A última vez que os Estados Unidos aumentaram o número de soldados no Iraque foi em novembro, quando Obama decretou o envio de 1.500 militares, elevando para 3.080 o pessoal militar norte-americano naquele país.

Segundo o New York Times, um dos objetivos principais deste novo envio de tropas e do estabelecimento de uma base em Al-Anbar é ajudar as forças iraquianas a retomar a cidade de Al-Ramadi, que o Estado Islâmico controla desde 17 de maio.

O mesmo diário acrescenta que a decisão implicaria uma alteração na estratégia norte-americana no Iraque, que há meses tinha como principal objetivo a captura da cidade de Mossul, no norte do país, este ano. 


  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42