sicnot

Perfil

Mundo

EUA planeiam enviar mais tropas para o Iraque

Os EUA planeiam estabelecer uma nova base militar na província iraquiana de Al Anbar e enviar mais tropas para dar formação e apoio às forças iraquianas na luta contra os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico, informou a imprensa norte-americana.

© Jonathan Ernst / Reuters

O New York Times e Wall Street Journal publicaram a informação, citando fontes não identificadas de altos funcionários da Administração norte-americana, apesar de apresentarem diferentes números de soldados a enviar para o Iraque. 

Enquanto o New York Times refere que são 400 os novos militares que Obama pretende enviar para o Iraque, o Wall Street Journal fala em 500.

A última vez que os Estados Unidos aumentaram o número de soldados no Iraque foi em novembro, quando Obama decretou o envio de 1.500 militares, elevando para 3.080 o pessoal militar norte-americano naquele país.

Segundo o New York Times, um dos objetivos principais deste novo envio de tropas e do estabelecimento de uma base em Al-Anbar é ajudar as forças iraquianas a retomar a cidade de Al-Ramadi, que o Estado Islâmico controla desde 17 de maio.

O mesmo diário acrescenta que a decisão implicaria uma alteração na estratégia norte-americana no Iraque, que há meses tinha como principal objetivo a captura da cidade de Mossul, no norte do país, este ano. 


  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, um cachalote-pigmeu com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto à margem norte do Rio Tejo. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Em atualização

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.