sicnot

Perfil

Mundo

Estudo revela que há chimpanzés que consomem álcool de forma voluntária

Um estudo hoje revelado no Reino Unido adianta pela primeira vez que os chimpanzés que vivem em liberdade na África ocidental consomem álcool de forma voluntária, algo somente atribuível aos humanos até ver.

Alik Keplicz

A investigação, publicada na revista "Royal Society", confirma trabalhos anteriores que indicam que os símios africanos e os seres humanos compartilham uma mutação genética que lhes permite metabolizar o álcool de forma efetiva.

Um grupo de chimpanzés em Bossou, na Guiné, tem consumido álcool há algum tempo e de forma recorrente, confirmou a equipa de especialistas liderada pelo japonês Tetsuro Matsuzawa, da Universidade de Quioto.

Entre 1995 e 2012 os especialistas seguiram o grupo de chimpanzés e comprovaram que estes ingerem grandes quantidades de etanol, também chamado álcool etílico, com uma graduação alcoólica até 3,8%.

Kimberly Hockings, da Universidade de Oxford, e coautora do estudo, indica que alguns dos animais beberam até 85 mililitros de álcool e mostraram depois "claros sinais" de embriaguez, nomeadamente sonolência.

Lusa
  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.