sicnot

Perfil

Mundo

Japão vai enviar sonda às duas luas de Marte

A Agência Aeroespacial nipónica (JAXA) planeia enviar em 2022 uma sonda às duas luas de Marte com o objetivo de recolher as primeiras amostras destes satélites que permitam investigar o planeta vermelho, revelou hoje a imprensa japonesa.

© Handout . / Reuters

Este programa espacial tem luz verde do Executivo desde hoje e o seu sucesso resulta ria na primeira missão que atingiria os dois satélites naturais de Marte, Fobos e Deimos, cuja órbita é muito próxima do planeta.

Os detalhes técnicos da sonda e o método de lançamento ainda não foram determinados, mas serão baseados no atual programa Hayabusa da JAXA, o primeiro programa que conseguiu trazer para Terra amostras de um asteroide, salienta o diário Nikkei.

Para a JAXA, as amostras que possam ser recolhidas nos satélites de Marte irão proporcionar novas pistas sobre a origem do planeta vermelho e o seu estado atual.

A Rússia tentou, em 2011, uma operação semelhante, mas a sua sonda não conseguiu alcançar os satélites de Marte.

O programa nipónico tem um orçamento de 30.000 milhões de ienes (231 milhões de euros) a partir de 2016, mas a verba tem de ser ainda aprovada pelo parlamento japonês.

  • Marte poderá ter água líquida, mas não vida

    Mundo

    Análises de dados do robô Curiosity, da NASA, reforçam a hipótese de que a água líquida poderá existir em Marte, revela hoje um estudo, alertando, porém, para a improbabilidade de ser encontrada vida no planeta.

  • NASA testa novo paraquedas supersónico

    Mundo

    A agência espacial norte-americana (NASA) planeia experimentar hoje o maior paraquedas alguma vez usado, durante o lançamento de um disco voador que testará novas tecnologias para aterrar em Marte.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC