sicnot

Perfil

Mundo

Capacetes azuis da ONU dão comida e telemóveis em troca de sexo

Os soldados da ONU em forças de manutenção de paz dão comida e telemóveis em troca de sexo, segundo um relatório interno das Nações Unidas.

A ONU tem atualmente 125 mil capacetes azuis destacados em vários países do mundo. (Arquivo)

A ONU tem atualmente 125 mil capacetes azuis destacados em vários países do mundo. (Arquivo)

© Ronen Zvulun / Reuters

O relatório acrescenta que, só no ano passado, foram recebidas 51 queixas contra os capacetes azuis por abuso ou exploração sexual. Um número que ainda assim é ligeiramente inferior às 66 queixas apresentadas em 2013. 

O documento cita também um inquérito feito no ano passado, no Haiti, onde mais de 230 pessoas admitiram ter trocado sexo por dinheiro ou outros bens. 

A ONU tem atualmente 125 mil capacetes azuis destacados em vários países do mundo.
  • Suspensas negociações para libertar capacetes azuis das Fiji
    0:35

    Mundo

    O Exército das Fiji anunciou hoje que foram suspensas as negociações para a libertação dos capacetes azuis fijianos detidos nos Montes Golã, na Síria. O chefe do Exército fijiano, Mosese Tikoitoga, que falou depois de o Conselho de Segurança da ONU ter debatido a situação, explicou que os sequestradores não voltaram a estabelecer qualquer contacto para retomar as conversações. Ontem, o sub-secretário-geral da organização, Herve Ladsous, e a embaixadora dos EUA, Samantha Power, exigiam a libertação imediata e incondicional dos capacetes azuis.

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.