sicnot

Perfil

Mundo

Capacetes azuis da ONU dão comida e telemóveis em troca de sexo

Os soldados da ONU em forças de manutenção de paz dão comida e telemóveis em troca de sexo, segundo um relatório interno das Nações Unidas.

A ONU tem atualmente 125 mil capacetes azuis destacados em vários países do mundo. (Arquivo)

A ONU tem atualmente 125 mil capacetes azuis destacados em vários países do mundo. (Arquivo)

© Ronen Zvulun / Reuters

O relatório acrescenta que, só no ano passado, foram recebidas 51 queixas contra os capacetes azuis por abuso ou exploração sexual. Um número que ainda assim é ligeiramente inferior às 66 queixas apresentadas em 2013. 

O documento cita também um inquérito feito no ano passado, no Haiti, onde mais de 230 pessoas admitiram ter trocado sexo por dinheiro ou outros bens. 

A ONU tem atualmente 125 mil capacetes azuis destacados em vários países do mundo.
  • Suspensas negociações para libertar capacetes azuis das Fiji
    0:35

    Mundo

    O Exército das Fiji anunciou hoje que foram suspensas as negociações para a libertação dos capacetes azuis fijianos detidos nos Montes Golã, na Síria. O chefe do Exército fijiano, Mosese Tikoitoga, que falou depois de o Conselho de Segurança da ONU ter debatido a situação, explicou que os sequestradores não voltaram a estabelecer qualquer contacto para retomar as conversações. Ontem, o sub-secretário-geral da organização, Herve Ladsous, e a embaixadora dos EUA, Samantha Power, exigiam a libertação imediata e incondicional dos capacetes azuis.

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.