sicnot

Perfil

Mundo

Cápsula espacial Soyuz com três astronautas da Estação Espacial aterrou sem contratempos

Os três astronautas da 43.ª missão da Estação Espacial Internacional (EEI) regressaram hoje à Terra na nave "Soyuz TMA-15M", que aterrou sem problemas na estepe do Cazaquistão, informou o Centro de Controlo espacial russo.

O módulo em que viajavam os três astronautas aterrou sem contratempos às 16:45 horas de Moscovo (13:44 horas de Portugal), anunciou o centro espacial, citado pela agência espanhola EFE.

A tripulação era composta pelo russo Anton Shkaplerov (cosmonauta da Agência Espacial Federal Russa, Roscosmos), a italiana Samantha Cristoforetti (da agência espacial europeia, ESA), e o norte-americano Terry Virts (da agência aeroespacial norte-americana, NASA). 

"A cápsula aterrou na zona prevista, aproximadamente a uns 145 quilómetros a sudeste da cidade de Dzhezkazgan", informou o Centro de Comando. 

A "Soyuz TMA-15M" separou-se da EEI, principiando o seu regresso à Terra três horas antes da aterragem.

Durante a descida, a cápsula dividiu-se em três módulos, dos quais apenas o habitado pela tripulação aterrou com ajuda de um para-quedas.

Os três astronautas passaram 199 dias no espaço, sendo obrigados a adiar o regresso, inicialmente previsto para 14 de maio, depois de ter falhado um lançamento do cargueiro espacial Progress M-27M com abastecimentos para a EEI.

Na Estação Espacial Internacional permanece uma tripulação russo-americana composta por Guenadi Padalka, Mikhail Kornienko e Scott Kelly.

Samantha Cristoforetti, apelidada de "AstroSamantha" pela imprensa italiana, foi, além da primeira mulher italiana no espaço, a mulher que mais tempo permaneceu em órbita e o membro da ESA que mais tempo consecutivo passou em missão no espaço.


Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.