sicnot

Perfil

Mundo

Cápsula espacial Soyuz com três astronautas da Estação Espacial aterrou sem contratempos

Os três astronautas da 43.ª missão da Estação Espacial Internacional (EEI) regressaram hoje à Terra na nave "Soyuz TMA-15M", que aterrou sem problemas na estepe do Cazaquistão, informou o Centro de Controlo espacial russo.

O módulo em que viajavam os três astronautas aterrou sem contratempos às 16:45 horas de Moscovo (13:44 horas de Portugal), anunciou o centro espacial, citado pela agência espanhola EFE.

A tripulação era composta pelo russo Anton Shkaplerov (cosmonauta da Agência Espacial Federal Russa, Roscosmos), a italiana Samantha Cristoforetti (da agência espacial europeia, ESA), e o norte-americano Terry Virts (da agência aeroespacial norte-americana, NASA). 

"A cápsula aterrou na zona prevista, aproximadamente a uns 145 quilómetros a sudeste da cidade de Dzhezkazgan", informou o Centro de Comando. 

A "Soyuz TMA-15M" separou-se da EEI, principiando o seu regresso à Terra três horas antes da aterragem.

Durante a descida, a cápsula dividiu-se em três módulos, dos quais apenas o habitado pela tripulação aterrou com ajuda de um para-quedas.

Os três astronautas passaram 199 dias no espaço, sendo obrigados a adiar o regresso, inicialmente previsto para 14 de maio, depois de ter falhado um lançamento do cargueiro espacial Progress M-27M com abastecimentos para a EEI.

Na Estação Espacial Internacional permanece uma tripulação russo-americana composta por Guenadi Padalka, Mikhail Kornienko e Scott Kelly.

Samantha Cristoforetti, apelidada de "AstroSamantha" pela imprensa italiana, foi, além da primeira mulher italiana no espaço, a mulher que mais tempo permaneceu em órbita e o membro da ESA que mais tempo consecutivo passou em missão no espaço.


Lusa
  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.