sicnot

Perfil

Mundo

Homem que recebeu primeiro pénis transplantado vai ser pai

A noiva do recetor do primeiro pénis transplantado no mundo está grávida, informou hoje a equipa médica que fez o transplante, em dezembro passado, num hospital da África do Sul.

© Regis Duvignau / Reuters

O médico do Hospital Tygerberg na Cidade do Cabo, que realizou a operação, Andre van der Merwe, informou, em conferência de imprensa, que o transplante foi um êxito e que a noiva do recetor está grávida de quatro meses.

O homem que recebeu o transplante tem 21 anos e sofreu uma amputação do pénis depois de complicações ocorridas na sequência de uma circuncisão tradicional, prática habitual na África do Sul e em muitos países africanos. 

A operação, realizada a 11 dezembro, durou nove horas e, pela primeira vez na histórica da medicina, teve um resultado satisfatório a longo prazo.






Lusa
  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.