sicnot

Perfil

Mundo

Norte-coreano morto a tiro por disparos de soldados chineses na fronteira

Um norte-coreano que atravessou a fronteira para a China, alegadamente armado, foi morto por disparos de soldados chineses, informaram autoridades da província de Jilin, onde ocorreu o incidente noticiado hoje pelo diário Global Times. 

Fronteira entre a China e a Coreia do Norte.

Fronteira entre a China e a Coreia do Norte.

© Reuters Staff / Reuters

O incidente, ocorrido às 03:55 de quinta-feira (20:55 de quarta-feira em Lisboa) na localidade de Nanping, onde o homem, segundo as autoridades, não obedeceu às ordens dos guardas da fronteira para se entregar. 

As circunstâncias do incidente não são claras, apesar de, à luz de outros incidentes ocorridos na mesma zona, se possa tratar de um soldado norte-coreano que tinha entrado furtivamente em território chinês para roubar dinheiro ou comida. 

A 27 de dezembro de 2014, outro soldado norte-coreano matou em Nanping quatro camponeses durante um assalto, e meses antes, a 03 de setembro, um fugitivo da Coreia do Norte armado com um martelo matou três pessoas de uma família na mesma localidade. 


Lusa
  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31

    Grande Reportagem SIC

    Carlos Queiroz, ex-selecionador de Portugal, dá-nos uma entrevista forte e transparente. Entrevistámo-lo no Dubai, um lugar que a investigação da SIC coloca no centro do mapa do escândalo do GES/BES. Aqui antecipamos a Grande Reportagem da próxima semana.

    Exclusivo online