sicnot

Perfil

Mundo

Norte-coreano morto a tiro por disparos de soldados chineses na fronteira

Um norte-coreano que atravessou a fronteira para a China, alegadamente armado, foi morto por disparos de soldados chineses, informaram autoridades da província de Jilin, onde ocorreu o incidente noticiado hoje pelo diário Global Times. 

Fronteira entre a China e a Coreia do Norte.

Fronteira entre a China e a Coreia do Norte.

© Reuters Staff / Reuters

O incidente, ocorrido às 03:55 de quinta-feira (20:55 de quarta-feira em Lisboa) na localidade de Nanping, onde o homem, segundo as autoridades, não obedeceu às ordens dos guardas da fronteira para se entregar. 

As circunstâncias do incidente não são claras, apesar de, à luz de outros incidentes ocorridos na mesma zona, se possa tratar de um soldado norte-coreano que tinha entrado furtivamente em território chinês para roubar dinheiro ou comida. 

A 27 de dezembro de 2014, outro soldado norte-coreano matou em Nanping quatro camponeses durante um assalto, e meses antes, a 03 de setembro, um fugitivo da Coreia do Norte armado com um martelo matou três pessoas de uma família na mesma localidade. 


Lusa
  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02