sicnot

Perfil

Mundo

O pior inimigo do seu inimigo é o seu cão

A ciência vem confirmar o que a maioria das pessoas que tem cães já se tinha apercebido: os seus animais de estimação não gostam das pessoas que não tratam bem o seu dono e sempre recusarão comida oferecida por quem lhe tenha feito algum mal ou ofendido.

A investigação de cientistas japoneses vem demonstrar que os cães têm capacidade de sociabilização - uma característica que poucas espécies têm, como têm os seres humanos e alguns primatas.

A equipa liderada pelo professor Kazuo Fujita da Universidade de Quioto testou três grupos de 18 cães em que os respetivos donos tinham de abrir uma caixa. Ao lado do dono estavam mais duas pessoas que os cães não conheciam.

No primeiro grupo, o dono pedia ajuda a uma das pessoas para abrir a caixa mas a pessoa recusava veementemente.

No segundo grupo, o dono pedia ajuda e recebia-a. Em ambos os grupos, a terceira pessoa mantinha-se neutra, nem ajudava nem se recusava a ajudar.

No terceiro grupo, nenhuma das pessoas interagia com o dono do cão.

A seguir era oferecida comida ao cão, que aceitava de quem tinha ajudado o dono ou do observador neutro. Mas não aceitava de quem não tivesse ajudado o dono.

"Descobrimos que os cães são capazes de fazer avaliações sociais e emocionais, independentemente do seu interesse" (a oferta de comida", afirmou Fujita, citado pelo The Guardian. Se os cães agissem apenas no seu interessa, não se importavam com quem lhes oferecia comida.
  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.