sicnot

Perfil

Mundo

O pior inimigo do seu inimigo é o seu cão

A ciência vem confirmar o que a maioria das pessoas que tem cães já se tinha apercebido: os seus animais de estimação não gostam das pessoas que não tratam bem o seu dono e sempre recusarão comida oferecida por quem lhe tenha feito algum mal ou ofendido.

A investigação de cientistas japoneses vem demonstrar que os cães têm capacidade de sociabilização - uma característica que poucas espécies têm, como têm os seres humanos e alguns primatas.

A equipa liderada pelo professor Kazuo Fujita da Universidade de Quioto testou três grupos de 18 cães em que os respetivos donos tinham de abrir uma caixa. Ao lado do dono estavam mais duas pessoas que os cães não conheciam.

No primeiro grupo, o dono pedia ajuda a uma das pessoas para abrir a caixa mas a pessoa recusava veementemente.

No segundo grupo, o dono pedia ajuda e recebia-a. Em ambos os grupos, a terceira pessoa mantinha-se neutra, nem ajudava nem se recusava a ajudar.

No terceiro grupo, nenhuma das pessoas interagia com o dono do cão.

A seguir era oferecida comida ao cão, que aceitava de quem tinha ajudado o dono ou do observador neutro. Mas não aceitava de quem não tivesse ajudado o dono.

"Descobrimos que os cães são capazes de fazer avaliações sociais e emocionais, independentemente do seu interesse" (a oferta de comida", afirmou Fujita, citado pelo The Guardian. Se os cães agissem apenas no seu interessa, não se importavam com quem lhes oferecia comida.
  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.