sicnot

Perfil

Mundo

Centenas voltam a marchar pelas ruas de Hong Kong contra a reforma política

Centenas de manifestantes pró-democracia voltaram a marchar pelas ruas de Hong Kong contra a reforma política que vai mudar a forma de escolha do líder da região.

Kin Cheung

O protesto foi pacífico e terminou junto à sede do governo da região administrativa. A proposta de lei prevê que passem a haver eleições por sufrágio universal, a partir de 2017, mas a votos só irão candidatos já pré-selecionados por Pequim.

Esta proposta deve ser votada na quarta-feira pelo conselho legislativo de Hong Kong, mas pode ter de ser adiada, se se vierem a realizar as centenas de manifestações prometidas. 

No último ano, milhares de manifestantes saíram às ruas e cerca de mil foram detidos, quando estavam acampados no centro de Hong Kong.
  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".