sicnot

Perfil

Mundo

Robô Philae que está pousado num cometa "acordou" esta madrugada

O robô Philae que está pousado no cometa 67P e entrou num estado de hibernação em novembro passado, "acordou" esta madrugada, anunciou a agência espacial francesa CNES.

A Agência Espacial Europeia desconhece a posição exata do Philae, mas sabe-se que se encontra estável, depois de ter pousado, esta quarta-feira, na superfície do cometa, que está localizado a 450 milhões de quilómetros do Sol.

A Agência Espacial Europeia desconhece a posição exata do Philae, mas sabe-se que se encontra estável, depois de ter pousado, esta quarta-feira, na superfície do cometa, que está localizado a 450 milhões de quilómetros do Sol.

Uncredited

"Recuperámos os sinais durante dois minutos, bem como 40 segundo de dados", disse à AFP o presidente do Centro Nacional de Estudos Espaciais - CNES.

A sonda Rosetta, que orbita a cerca de 20 quilómetros do cometa, recebeu na noite passada um curto sinal do Philae de cerca de 40 segundos, o que poderá indicar que as baterias foram reativadas e que o módulo resistiu à viagem.

Em meados de novembro, Philae estacionou na superfície do cometa e funcionou durante quase 57 horas, enviando dados.

Porém, mais tarde o Philae passou a estar numa zona escura do cometa, sem conseguir recargar as suas baterias e sem dar sinais de atividade.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.