sicnot

Perfil

Mundo

Robô Philae que está pousado num cometa "acordou" esta madrugada

O robô Philae que está pousado no cometa 67P e entrou num estado de hibernação em novembro passado, "acordou" esta madrugada, anunciou a agência espacial francesa CNES.

A Agência Espacial Europeia desconhece a posição exata do Philae, mas sabe-se que se encontra estável, depois de ter pousado, esta quarta-feira, na superfície do cometa, que está localizado a 450 milhões de quilómetros do Sol.

A Agência Espacial Europeia desconhece a posição exata do Philae, mas sabe-se que se encontra estável, depois de ter pousado, esta quarta-feira, na superfície do cometa, que está localizado a 450 milhões de quilómetros do Sol.

Uncredited

"Recuperámos os sinais durante dois minutos, bem como 40 segundo de dados", disse à AFP o presidente do Centro Nacional de Estudos Espaciais - CNES.

A sonda Rosetta, que orbita a cerca de 20 quilómetros do cometa, recebeu na noite passada um curto sinal do Philae de cerca de 40 segundos, o que poderá indicar que as baterias foram reativadas e que o módulo resistiu à viagem.

Em meados de novembro, Philae estacionou na superfície do cometa e funcionou durante quase 57 horas, enviando dados.

Porém, mais tarde o Philae passou a estar numa zona escura do cometa, sem conseguir recargar as suas baterias e sem dar sinais de atividade.

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.