sicnot

Perfil

Mundo

Forças curdas retiram controlo de Tel Abiad a grupo extremista Estado Islâmico

As forças curdas retiraram hoje ao grupo extremista Estado Islâmico o controlo da estratégica cidade de Tel Abiad, no norte da Síria e fronteira com a Turquia, disse o comandante daquelas forças.

© Umit Bektas / Reuters

O comandante das Unidades de Proteção do Povo (milícias curdas sírias), Ridor Jalil, explicou pela Internet que os seus combatentes assumiram o controlo total da cidade, noticiou a agência espanhola Efe.

As forças curdas, acrescentou, foram apoiadas por brigadas rebeldes sírias no terreno e por aviões da aliança, liderada pelos Estados Unidos.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse que as forças curdas controlam "quase" totalmente a localidade, mas que há pequenas bolsas de resistência do grupo extremista Estado Islâmico no interior da cidade.

Segundo o observatório, pelo menos 40 combatentes do grupo Estado Islâmico morreram hoje durante os bombardeamentos da coligação, mas outros conseguiram fugir ou refugiar-se na área.

O grupo extremista Estado Islâmico ocupou em janeiro de 2014 Tel Abiab e o posto de controlo fronteiriço com a Turquia, que estava controlado pelo Movimento Islâmico dos Livres de Sham.

A derrota para o grupo extremista ocorre quando está quase a assinalar a proclamação de um califado na Síria e Iraque.










Lusa
  • País

    Caiu um helicóptero que estava a operar no combate aos incêndios em Cabril, no concelho de Castro Daire. As autoridades ainda não terão conseguido chegar ao local da queda. O piloto era o único ocupante do aparelho, que se incendiou logo após a queda.

    Em atualização

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38