sicnot

Perfil

Mundo

Forças curdas retiram controlo de Tel Abiad a grupo extremista Estado Islâmico

As forças curdas retiraram hoje ao grupo extremista Estado Islâmico o controlo da estratégica cidade de Tel Abiad, no norte da Síria e fronteira com a Turquia, disse o comandante daquelas forças.

© Umit Bektas / Reuters

O comandante das Unidades de Proteção do Povo (milícias curdas sírias), Ridor Jalil, explicou pela Internet que os seus combatentes assumiram o controlo total da cidade, noticiou a agência espanhola Efe.

As forças curdas, acrescentou, foram apoiadas por brigadas rebeldes sírias no terreno e por aviões da aliança, liderada pelos Estados Unidos.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse que as forças curdas controlam "quase" totalmente a localidade, mas que há pequenas bolsas de resistência do grupo extremista Estado Islâmico no interior da cidade.

Segundo o observatório, pelo menos 40 combatentes do grupo Estado Islâmico morreram hoje durante os bombardeamentos da coligação, mas outros conseguiram fugir ou refugiar-se na área.

O grupo extremista Estado Islâmico ocupou em janeiro de 2014 Tel Abiab e o posto de controlo fronteiriço com a Turquia, que estava controlado pelo Movimento Islâmico dos Livres de Sham.

A derrota para o grupo extremista ocorre quando está quase a assinalar a proclamação de um califado na Síria e Iraque.










Lusa
  • Confrontos entre adeptos do Benfica e do SC Braga
    5:33

    Desporto

    Os adeptos do Benfica e do Sporting de Braga envolveram-se em confrontos num parque de estacionamento nas imediações do Estádio do Braga. O tumulto ocorreu por volta das 17:30 da tarde. O repórter da SIC Miguel Mota esteve no local onde contou o que aconteceu.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.