sicnot

Perfil

Mundo

Forças curdas retiram controlo de Tel Abiad a grupo extremista Estado Islâmico

As forças curdas retiraram hoje ao grupo extremista Estado Islâmico o controlo da estratégica cidade de Tel Abiad, no norte da Síria e fronteira com a Turquia, disse o comandante daquelas forças.

© Umit Bektas / Reuters

O comandante das Unidades de Proteção do Povo (milícias curdas sírias), Ridor Jalil, explicou pela Internet que os seus combatentes assumiram o controlo total da cidade, noticiou a agência espanhola Efe.

As forças curdas, acrescentou, foram apoiadas por brigadas rebeldes sírias no terreno e por aviões da aliança, liderada pelos Estados Unidos.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse que as forças curdas controlam "quase" totalmente a localidade, mas que há pequenas bolsas de resistência do grupo extremista Estado Islâmico no interior da cidade.

Segundo o observatório, pelo menos 40 combatentes do grupo Estado Islâmico morreram hoje durante os bombardeamentos da coligação, mas outros conseguiram fugir ou refugiar-se na área.

O grupo extremista Estado Islâmico ocupou em janeiro de 2014 Tel Abiab e o posto de controlo fronteiriço com a Turquia, que estava controlado pelo Movimento Islâmico dos Livres de Sham.

A derrota para o grupo extremista ocorre quando está quase a assinalar a proclamação de um califado na Síria e Iraque.










Lusa
  • Trabalharia horas extra sem ser pago? E feriados?  
    1:25
  • Visita de Estado ao Luxemburgo
    1:34

    País

    O Presidente da República chega esta noite ao Luxemburgo para uma visita de Estado de dois dias. O contacto com a comunidade portuguesa, que é a maior comunidade no país, vai ser um dos pontos fortes da visita.

    Enviados SIC

  • UE dá "luz verde" para início das negociações do Brexit

    Brexit

    Os 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram esta segunda-feira a autorização para o início das negociações do Brexit, indicando formalmente o final de junho para início do processo de saída do Reino Unido, que se prolongará por dois anos.