sicnot

Perfil

Mundo

Medo da Síndrome Respiratória faz disparar compras online na Coreia do Sul

O surto de Síndrome Respiratória do Médio Oriente na Coreia do Sul, que já causou 16 mortes, fez disparar as compras online devido ao receio das pessoas frequentarem locais muito concorridos, como supermercados, destaca a agência Yonhap.

© Kim Hong-Ji / Reuters

A maior cadeia de supermercados sul-coreana, E-Mart, registou um aumento nas suas vendas através da Internet de 63,1% nos primeiros 11 dias de junho, em termos anuais, e um aumento de mais de 80% nos alimentos frescos e pré-cozinhados, segundo dados facilitados pela empresa. 

No caso da segunda e terceira empresas do setor, Home Plus e Lotte Mart, as vendas de produtos online aumentaram 48,1% e 26,8%, respetivamente, no mesmo período.

No entanto, todas as cadeias de supermercados sofreram perdas na bolsa, de magnitude diversa, nas últimas semanas devido à descida do consumo desde que, no passado dia 20 de maio, se detetou, pela primeira vez, o surto de Síndrome Respiratória do Médio Oriente, o novo coronavírus.

Já foram encerradas milhares de escolas, enquanto outros espaços públicos como cinemas, salas de concertos e supermercados têm estado quase vazios.

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.