sicnot

Perfil

Mundo

Medo da Síndrome Respiratória faz disparar compras online na Coreia do Sul

O surto de Síndrome Respiratória do Médio Oriente na Coreia do Sul, que já causou 16 mortes, fez disparar as compras online devido ao receio das pessoas frequentarem locais muito concorridos, como supermercados, destaca a agência Yonhap.

© Kim Hong-Ji / Reuters

A maior cadeia de supermercados sul-coreana, E-Mart, registou um aumento nas suas vendas através da Internet de 63,1% nos primeiros 11 dias de junho, em termos anuais, e um aumento de mais de 80% nos alimentos frescos e pré-cozinhados, segundo dados facilitados pela empresa. 

No caso da segunda e terceira empresas do setor, Home Plus e Lotte Mart, as vendas de produtos online aumentaram 48,1% e 26,8%, respetivamente, no mesmo período.

No entanto, todas as cadeias de supermercados sofreram perdas na bolsa, de magnitude diversa, nas últimas semanas devido à descida do consumo desde que, no passado dia 20 de maio, se detetou, pela primeira vez, o surto de Síndrome Respiratória do Médio Oriente, o novo coronavírus.

Já foram encerradas milhares de escolas, enquanto outros espaços públicos como cinemas, salas de concertos e supermercados têm estado quase vazios.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21