sicnot

Perfil

Mundo

Papa desagradado com divulgação antecipada da encíclica sobre alterações climáticas

A primeira encíclica do Papa Fancisco, sobre as alterações climáticas, foi hoje divulgada pela revista italiana L'Espresso, através de uma fuga de informação, o que motivou uma reação negativa do Vaticano. 

© Giampiero Sposito / Reuters

Na versão divulgada do documento, que o Vaticano já disse não ser a versão final, cuja divulgação está marcada para quinta-feira, Francisco apela à humanidade para que mude estilos de vida e consumos de energia, sob pena de graves consequências.

Entre estes resultados está uma "destruição inédita do ecossistema" até ao final deste século, o que, prevê o Papa, "vai ter consequências graves para todos". 

Ainda segundo o que foi revelado, o Papa defende que as alterações climáticas são um problema provocado principalmente pelo homem. 

O jornal The Guardian relembra que a divulgação da encíclica, que é uma carta do papa aos bispos, estava marcada para ocorrer antes da ida de Francisco aos Estados Unidos, onde deve discursar na Organização das Nações Unidas (ONU) e no Congresso.

Ao fim da tarde, ainda segundo o jornal britânico, o Vaticano solicitou aos jornalistas que não divulgassem os detalhes do documento, argumentando que não era a versão final e classificando a fuga de informação como "um ato de sabotagem contra o Papa". 










Lusa
  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.