sicnot

Perfil

Mundo

Abbas anuncia demissão do Governo palestiniano dentro de 24 horas

O Presidente da Autoridade Palestiniana anunciou hoje, durante uma reunião partidária, a demissão do Governo de união palestiniano, no prazo de 24 horas, disseram vários responsáveis que pediramo o anonimato. 

© Muhammad Hamed / Reuters

"O Governo palestiniano vai apresentar a demissão dentro das próximas 24 horas", terá afirmado Mahmud Abbas num encontro do Conselho Revolucionário do Fatah, disseram vários participantes no encontro, que decorreu em Ramallah (Cisjordânia). 

O Fatah é o principal movimento da Organização de Libertação da Palestina (OLP) e o partido de Abbas. 

Ehab Bseiso, porta-voz do Governo de união palestiniano, não confirmou a demissão. 

"Tivemos uma reunião (do Governo) hoje e esta questão não foi debatida", disse à agência noticiosa francesa AFP.

A demissão do Governo, caso se torne efetiva, vai confirmar as divisões entre os movimentos palestinianos, apesar da proclamada reconciliação no ano passado, e a incapacidade do executivo de união palestiniano, formado na altura, de exercer a sua autoridade na faixa de Gaza. 

Desde 2014 que o movimento de resistência islâmica Hamas não deu verdadeiros sinais de querer ceder o poder, que tomou pela força na faixa de Gaza em 2007. 












Lusa
  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.