sicnot

Perfil

Mundo

Ataque aéreo da coligação internacional no Iraque mata cinco civis

Um bombardeamento da coligação internacional, liderada pelos EUA, contra posições do grupo radical Estado Islâmico (EI) a sul da cidade de Mossul, causou hoje a morte a cinco civis e ferimentos a vários.

© STRINGER Iraq / Reuters

Um dirigente das milícias xiitas pró governamentais denominadas 'Multidão Popular', Atiya Hazem al Yaburi, afirmou à agência noticiosa Efe que o bombardeamento aéreo foi efetuado sobre a aldeia de Baaya, na zona de Al Sherkat, situada 80 quilómetros a sul de Mossul.

As vítimas estavam num espaço ao ar livre, a assistir a uma projeção das recentes "vitórias do EI" nos seus combates com as forças de segurança iraquianas na zona de Biyi, situada 150 quilómetros a sul de Mossul, cidade que fica no norte do Iraque.

O autoproclamado Estado Islãmico, que proíbe qualquer tipo de atividade cultural, coloca ecrãs de projeção nas zonas que controla, para fazer propaganda das suas ações de guerra, bem como para mostrar execuções e atentados. 

No ataque também perderam a vida pelo menos 15 combatentes do EI. 

Segundo aquela fonte, do ataque resultaram também 35 feridos graves, entre combatentes e civis. 

Al Yaburi disse ainda que há centenas de famílias que não conseguem encontrar um refúgio nas aldeias de Al Sherkat, depois de o EI impedir a sua saída da zona, com recurso a ameaças de morte. 

Esta situação levou-o o acrescentar que as milícias "Multidão Popular" estão a preparar-se para fazer uma grande ofensiva em Al Sherkat contra o EI, depois de o ter expulsado de Biyi.






Lusa
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41