sicnot

Perfil

Mundo

Estudo avalia trabalho de abelhas selvagens em milhões de euros

O contributo das abelhas selvagens na polinização das culturas foi avaliado em mais de 2.880 euros por hectare e por ano, indica um estudo hoje publicado na revista Nature Communications.

© Adrees Latif / Reuters

Globalmente, a contribuição das abelhas para o sistema alimentar mundial é avaliada em "milhares de milhões" de euros, sublinham os autores do estudo, que acompanharam durante três anos mais de 90 projetos sobre polinização desenvolvidos em 1.394 campos em todo o mundo.

Ao todo, perto de 74 mil abelhas de 785 espécies foram seguidas.

Os investigadores da Universidade de Wageningen (Holanda) concluíram que o contributo das abelhas selvagens representa cerca de 2.880 euros por hectare de cultura e o das colónias das abelhas domésticas 2.592 euros.

Vários estudos tinham tentado atribuir um valor monetário "aos serviços" prestados pelos ecossistemas, como forma de sublinhar a importância da sua defesa.

Mas este estudo mostra também que apenas 2% das espécies selvagens polinizam 80% das culturas polinizadas pelas abelhas em todo o mundo.

"Espécies raras e ameaçadas poderão desempenhar um papel economicamente menos significativo, mas isso não quer dizer que a sua proteção seja menos importante", sublinha David Kleijn, professor da Universidade de Wageninge, que liderou o trabalho, insistindo na importância de manter a biodiversidade entre as espécies.

Na Europa e na América do Norte, as abelhas, nomeadamente as melíferas domésticas, registam há alguns anos uma diminuição das suas colónias, atribuída aos pesticidas, mas também a um vírus, ou a um conjunto de fatores.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 80% das espécies de plantas com flores são polinizadas por insetos, bem como por aves e morcegos.

Do cacau ao café, passando por diferentes variedade de frutas e legumes, pelo menos um terço das colheitas mundiais dependem destes trabalhadores não remunerados, sublinha a FAO no seu 'site'.

Em 2005, o valor económico da polinização foi avaliado em 153 mil milhões de euros, ou seja, 9,5% da produção alimentar mundial para a população humana.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42