sicnot

Perfil

Mundo

Marine Le Pen apresenta grupo parlamentar europeu baseado na sua Frente Nacional

Marine Le Pen apresenta hoje em Bruxelas um grupo parlamentar batizado como Europa das Nações e das Liberdades, constituído em torno da sua Frente Nacional.

© Yves Herman / Reuters

O novo grupo parlamentar europeu integra deputados do Partido para a Liberdade holandês (PVV), do Partido da Liberdade austríaco (FPÖ), da Liga Norte italiana e do Vlaams Belang flamengo (Bélgica), com os quais a Frente Nacional já trabalhou, mas também outros eurodeputados, cuja nacionalidade apenas hoje será revelada. 

Para formar um grupo no Parlamento Europeu, são precisos pelo menos 25 deputados de sete nacionalidades diferentes. Com os seus aliados clássicos, a FN tinha o número necessário de representantes nacionais (37), mas não as nacionalidades suficientes.

Além de uma maior visibilidade e de eventuais presidências de comissões ou subcomissões, um grupo dá a garantia de se receber milhões de euros de subsídios.

A Frente Nacional, que venceu as eleições europeias de maio de 2014 em França, tenta desde então constituir um grupo parlamentar, mas os seus esforços para congregar os quatro deputados do Congresso da Nova Direita polaca (KNP) e um deputado nacionalista búlgaro do VMRO fracassaram.

O Parlamento Europeu contará a partir de agora com dois grupos eurófobos e anti-imigração, já que o líder do partido eurocético britânico Ukip, Nigel Farage, conseguiu reconstituir um grupo parlamentar após uma curta dissolução em meados de outubro passado, devido à saída de uma deputada letã.

Farage conseguiu repescar um deputado polaco de extrema-direita, Robert Jaroslaw Iwaszkiewicz, do KNP.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.