sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal confirma pena de morte para ex-Presidente egípcio Morsi

Um tribunal egípcio confirmou hoje a condenação à morte do ex-Presidente Mohamed Morsi, horas depois de o condenar, num outro processo, a prisão perpétua.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Ahmed Jadallah / Reuters

Morsi, eleito em 2012 após o afastamento de Hosni Mubarak e deposto pelo exército em 2013, viu hoje confirmada a condenação à morte ditada por um tribunal a 16 de maio pelos crimes de fuga da prisão e planeamento de ataques durante a revolta de 2011.

Num outro processo, cuja sentença foi divulgada horas antes e que é ainda passível de recurso, o mesmo tribunal condenou Morsi a prisão perpétua (equivalente a 25 anos de prisão) por espionagem.

O ex-Presidente, o primeiro eleito democraticamente no país, já tinha sido condenado em março a 20 anos de prisão por repressão violenta de manifestações junto ao palácio presidencial em dezembro de 2012.


Lusa
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15