sicnot

Perfil

Mundo

Chade proíbe uso da "burqa" por razões de segurança

O Chade proibiu o uso da "burqa", manto que cobre o rosto e todo o corpo, por razões de segurança após o duplo atentado suicida que causou 33 mortos na segunda-feira em N'djamena, anunciou hoje o primeiro-ministro chadiano.

© Stephane Mahe / Reuters

Kalzeube Pahimi Deubet, que falava aos chefes das diferentes comunidades religiosas na véspera do início do Ramadão, disse que "o uso da 'burqa' deve parar imediatamente a partir deste dia, não apenas em locais públicos e nas escolas, mas em todo o território". 

Na segunda-feira, pelo menos 33 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas num duplo ataque suicida na capital do Chade, que teve como alvo a polícia e que o governo atribuiu ao movimento extremista Boko Haram.

Estes foram os primeiros ataques deste tipo na capital do país centro-africano, que tem estado na linha da frente da luta regional contra o grupo islâmico nigeriano. 

Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..